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20150805

Jatos hipersônicos no limite entre aviões e foguetes

Airbus entrou com uma patente para um jato hipersônico, que em teoria poderia voar de Londres para Nova York em apenas uma hora.
O pedido, aprovado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA em 14 de Julho, expõe detalhes e desenhos para um "veículo aéreo ultra-rápido", que é "movido por um sistema de motores formado por turbo jatos, ramjets e foguete". 
Na patente Airbus refere-se aos dois aposentados aviões a jato supersônico, o Concorde e Tupolev Tu-144, observando que "o veículo proposto pela presente invenção permite que o desempenho de ambas as aeronaves possa ser melhorado consideravelmente".  Ele também reduz substancialmente o ruído emitido quando a barreira de som é quebrada. O estrondo supersônico tem sido um problema histórico para jatos comerciais supersônicos, por causa de restrições de vôo sobre a terra.
A patente explica o procedimento de decolagem para o jato em detalhes, descrevendo como os turborreatores e motor de foguete iriam trabalhar em conjunto para mover o veículo na decolagem em voo ascendente quase vertical, em uma velocidade superior a velocidades de Mach 1.
De acordo com a patente, o veículo após estabilizar acabaria por viajar entre Mach 4 e Mach 4,5 (atingindo velocidades máximas de quase 5.630 km por hora), tornando-se duas vezes mais rápido que o Concorde. O veículo também atingiria um teto de 20 km mais elevado do que uma aeronave comercial convencional.
Duas aplicações estão sendo consideradas para o veículo. Ou ele seria usado para fins militares ou de que seria capaz de transportar cerca de 20 passageiros,  provavelmente viajantes de negócios ou Vips”, que requerem viagens de regresso transcontinentais dentro do mesmo dia". As Jornadas de Paris para San Francisco ou Tóquio para Los Angeles - distâncias de cerca de 14.500 km - poderiam ser feitas em cerca de três horas. 

Airbus descreveu como o jato iria se encaixar com as disposições existentes para as viagens aéreas. As aeronaves seriam capazes de utilizar a infra-estrutura de aeroporto existente, desde que o reabastecimento de hidrogênio e oxigênio líquido estejam disponíveis. Eles também seriam capaz de evitar interações com o tráfego aéreo geral de cruzeiro, visto que eles iriam voar a uma altitude maior do que corredores aéreos existentes.

É possível que este jato nunca veja a luz do dia, mas é sempre interessante ver o que as empresas aéreas e os engenheiros aeronáuticos estão pensando em conjunto e projetando para a próxima geração de aeronave.

Fonte: http://www.wired.co.uk/news/archive/2015-08/04/biggest-fastest-planes-hypersonic/viewgallery/538276

Post (120) - Agosto de 2015