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20150904

O que tem 56 rodas e voa?

O Boeing RC-1 Resource Transportador 1, foi um projeto desenvolvido em 1972 em conjunto pela Boeing e a Canadian’s Great Plains Project, criado pelo governo do primeiro-ministro canadense Pierre Trudeau para desenvolver extremo norte do país. De particular interesse na extração de petróleo, gás natural, minérios e minerais a partir do Arquipélago Ártico. A construção de oleodutos ou estradas entre as ilhas congeladas para transportar esses recursos naturais para um porto ou terminal ferroviário livre de gelo foi considerada inviável. 
Os idealizadores do projeto imaginaram uma  operação de  ida e volta de uma frota de aeronaves RC-1 com cada uma transportando 1000 toneladas de carga, tais como 8.100 barris de petróleo, em dois containers de carga destacáveis montados nas asas. O sistema seria projetado para igualar com a capacidade de fluxo de um gasoduto de 1,2 m de diâmetro com um custo equivalente. 
A carga (entenda-se o container), chegando a um porto seria então transferida para barcos ou comboios ferroviários  e transportadas para os mercados do sul.
A aeronave teria sido alimentado por 12 Pratt & Whitney JD9 turbofans para uma velocidade de cruzeiro de 770 kms/h, com uma envergadura era de 145 m, 26 m de altura, com um trem de aterrissagem composto por 56 rodas.  Cada aeronave foi orçada em $ 70 milhões de dólares americanos em 1972.
Devido à sua grande capacidade de carga transportada e dimensões a aeronave foi apelidado de "Elevador brutamontes", "Oleoduto voador" e muitos outros.
Porem em função de muitos fatores envolvendo o mercado mundial do petróleo na época, este projeto nunca saiu do papel.
Texto extraído da reportagem de Paul Wahl "O que tem 56 rodas e voa? Maior avião do mundo" -  Revista Popular Science de outubro de 1972.
O RC-1 não seria bem uma aeronave de fuselagem destacável e sim um transportador de containers, o que muito se assemelha aos outros projetos dentro deste conceito - Veja outros aviões deste tipo pesquisando pela palavra chave “Bee-Plane” – neste mesmo blog

 Post (141) Setembro de 2015