O Boeing RC-1
Resource Transportador 1, foi um projeto desenvolvido em 1972 em conjunto pela Boeing
e a Canadian’s Great Plains Project, criado pelo governo do primeiro-ministro
canadense Pierre Trudeau para desenvolver extremo norte do país. De particular
interesse na extração de petróleo, gás natural, minérios e minerais a partir do
Arquipélago Ártico. A construção
de oleodutos ou estradas entre as ilhas congeladas para transportar esses
recursos naturais para um porto ou terminal ferroviário livre de gelo foi
considerada inviável.
A carga (entenda-se o container), chegando a um porto
seria então transferida para barcos ou comboios ferroviários e transportadas para os mercados do sul.
A aeronave
teria sido alimentado por 12 Pratt & Whitney JD9 turbofans para uma
velocidade de cruzeiro de 770 kms/h, com uma envergadura era de 145 m, 26 m de
altura, com um trem de aterrissagem composto por 56 rodas. Cada aeronave
foi orçada em $ 70 milhões de dólares americanos em 1972.
Devido à sua grande capacidade de carga transportada e dimensões a aeronave foi apelidado de "Elevador brutamontes", "Oleoduto voador" e muitos outros.
Devido à sua grande capacidade de carga transportada e dimensões a aeronave foi apelidado de "Elevador brutamontes", "Oleoduto voador" e muitos outros.
Porem em função de muitos fatores envolvendo
o mercado mundial do petróleo na época, este projeto nunca saiu do papel.
Texto extraído
da reportagem de Paul Wahl "O que tem 56 rodas e voa? Maior avião do
mundo" - Revista Popular
Science de outubro de 1972.
O
RC-1 não seria bem uma aeronave de fuselagem destacável e sim um transportador
de containers, o que muito se assemelha aos outros projetos dentro deste
conceito - Veja outros aviões deste tipo pesquisando pela palavra chave “Bee-Plane”
– neste mesmo blogPost (141) Setembro de 2015