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20160427

Mikoyan-Gurevich MiG-31 FE Foxhound


O MIG-31  é um caça russo de alto desempenho,  interceptador monoplano com motores turbofan de pós-combustão,  capacitado para interceptar e destruir múltiplos alvos aéreos a altitudes entre os 50 e os 28.000 metros, em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.



O desenvolvimento deste interceptor começou em 1970, baseado na célula do MIG-25 Foxbat e voou pela primeira vez em 16 de Setembro de 1975, foram construídos  519 deles até 1994, nas suas várias versões.
Apareceu em público pela primeira vez, no Salão Aeronáutico de Paris em Julho de 1991 em exibição estática e aérea.


MIG-25
A gênese do MIG-25 e do seu derivado MIG-31, têm origem num memorando que o então Presidente dos EUA  Eisenhower assinou em Novembro de 1954 autorizando vôos de reconhecimento a grande altitude sobre o território da ex- União Soviética.

Lockheed U-2
Estas missões foram inicialmente executadas  pelos Lockheed U-2, mas interrompidas pelo abate da aeronave pilotada por Francis G. Powers  no dia 1 de maio de 1960, por um míssil terra-ar,  e continuadas com o uso de balões estratosféricos, até ao aparecimento do avião de reconhecimento estratégico de alta altitude e velocidade mach 3  Lockheed SR-71.


Lockheed SR-71
Estes nem sequer necessitavam sobrevoar o território alvo para executar sua missão, devido à elevada altitude a que operava e a sofisticação dos meios ao seu dispor.

Em contrapartida da URSS, nasce o projeto de um caça interceptor  de elevada performance destinado a manter invioladas as fronteiras domésticas. Designado Ye-155, voa pela primeira em 6 de março de 1964.


Dez anos mais tarde as ameaças são originadas pela penetração a baixa altitude de bombardeiros e de mísseis de cruzeiro lançados por estes. O MIG-25  estaria longe de ser a resposta adequada, devido às suas severas limitações a baixa altitude, a solução veio novamente do gabinete de projetos aeronáuticos Mikoyan-Gurevich  que apresentou o Ye-155MP embrião do MIG-31 o qual faz o seu voo inaugural a 16 de setembro de 1975.  


Uma das suas características mais marcantes e que o tornam um dos mais sofisticados caças em atividade é a capacidade de agir como um mini AWACS.  Funcionando em conjunto com outros três Mig-31  sob a direção do avião líder que chegam a cobrir 1.000 KM de espaço aéreo, ou o avião líder pode orientar outros caças mais vocacionados para o combate aéreo, como o MIG-29  ou o Sukhoi Su-27,  fornecendo toda a informação necessária, substituindo com vantagem o controle aéreo terrestre.


Os russos planejam atualizar mais de 60 interceptores MiG-31 para a versão MiG-31BM até 2020. A versão modernizada está equipada com aviônicos atualizados e links de dados digitais, um novo radar multimodo, telas coloridas multifuncionais no cockpit. Ele poderá detectar alvos aéreos na faixa de 320 quilômetros (200 milhas) de distância e rastrear até 10 alvos simultaneamente. Podendo interceptar aeronaves stealth, mísseis de cruzeiro e drones. hipersônicos.

Leia mais em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikoyan-Gurevich_MiG-31

Post (208) - Abril de 2016