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20160425

O quinto motor do 747

SYDNEY - Os passageiros da Companhia Qantas do vôo QF63 testemunharam na semana passada uma visão bastante curiosa, quando o avião decolou rumo à África do Sul não com quatro, mas com cinco motores.

Os passageiros a bordo teriam sido perdoados se achassem que estavam efetuando uma viagem extra-rápida quando viram um quinto motor ligado ao avião.


A companhia aérea Qantas decidiu utilizar uma das suas aeronaves, o Boeing 747, para transportar um motor Rolls Royce de Sydney para Johanesburgo, África do Sul, para substituir um em outra aeronave, que tinha apresentado problemas.  O que por mar levaria semanas.

Quando a Qantas decidiu executar esta tarefa os entusiastas de aviação ficaram animado com o fato raramente visto. O método de anexar um motor extra, sob a asa do avião pode parecer pouco convencional e uma técnica usada raramente, mesmo que os 747 sejam projetados para serem capaz de transportar outro motor, como carga e não operacional.


Mesmo assim ainda existem algumas coisas que os engenheiros e os pilotos tiveram que levar em consideração, tais como um peso extra de seis toneladas. Os engenheiros da Qantas explicaram que os 747 tinham pontos de ancoragem especiais para um motor ser firmemente montado abaixo da asa esquerda, entre o corpo e o motor de dentro.

O peso adicional significava mais arrasto, mais consumo de combustível e uma menor quantidade de combustível abastecido para o correto peso de decolagem. Para compensar, o avião teve que voar um pouco mais lento, e fazer uma escala para reabastecer em Perth no caminho para Johanesburgo.



O chefe de operações do voo da Qantas, capitão Mike Galvin, disse que a foi uma tarefa emocionante tanto para ele como para o seu pessoal e que apenas quatro aviões da Qantas têm a capacidade de transportar um quinto motor.

Post (207) - Abril de 2016