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20160523

Custer Canal Wing (CCW)

Chamado de "o pai do STOL (Short Take Off and Landing) em aeronaves", Willard R. Custer trabalhou por quase 40 anos para ver o Custer Canal Wing (CCW) se tornar uma realidade.


Na maioria das situações a elevação de uma aeronave vem principalmente da baixa pressão gerada na superfície superior da asa pela maior velocidade do ar comparada com a da superfície inferior.

A abordagem de Custer baseava-se na ideia de que a velocidade do ar sobre a asa, e o ar puxado através dos canais combinados com o movimento para frente geraria o dobro da força elevadora necessária, comparando-se com um projeto de uma asa padrão, dando à aeronave a possibilidade de uma distância de decolagem e de pouso mais curta.

A idéia de Willard Ray Custer proporcionaria aumentar a velocidade do ar na superfície superior do interior de um canal em forma de U, formado a partir da asa, com uma hélice impulsionadora no bordo de fuga. 
Este canal semicircular constrangendo a corrente de ar produzida pela hélice resultaria em uma velocidades de fluxo de ar mais elevada do que através de uma asa convencional com uma hélice empurradora.

O Custer CCW-5 foi uma aeronave de 5 lugares bimotor de configuração empurrador, que usava este conceito.  Dois protótipos do CCW-5 voaram com onze anos de diferença entre eles, mas terminaram não entrando em produção.
Para encurtar o tempo de desenvolvimento da aeronave Custer escolheu modificar uma existente, o Baumann Brigadier, de 5 lugares mantendo a fuselagem original, substituindo somente as asas.
Dois motores de 225 HP (168 kW) Continental O-470 foram montados em finos suportes verticais e horizontais no centro um em cada um dos canais, na linha média da asa. 

Custer CCW-1
 O trem de pouso principal foi reduzido, com a montagem de suas pernas na parte inferior da secção dos canais, enquanto que a roda do nariz do Brigadier foi mantida. 

O primeiro dos dois protótipos do CCW-5 voou em 13 de Julho de 1953, pilotado por Walker Davidson, em Oxnard na Califórnia  tendo concluído seus testes de vôo em Outono de 1956, com a velocidade máxima estimada de 480 km / h não tendo sido atingida ficando somente em 354 km / h. Quando a produção foi programada para começar, isto não veio a acontecer, em parte causado por problemas financeiros.



Mesmo assim o segundo CCW-5 foi concluído em 1964, e chegou a voar equipado com um motor mais forte, um Continental IO-470P de 260 HP.
Este sobreviveu e está em processo de restauração no Air Museum Mid-Atlantic em Reading, Pennsylvania por cobrança da Air & Space Nacional do Museu Smithsonian.


Embora Willard Custer tenha falecido em 1985, seu filho Harold continuou a trabalhar no conceito e continua otimista na volta do Canal Wing.

Patent US3123321
Características gerais:
Capacidade: 1 piloto e 4 passageiros
Comprimento:  8,75 m
Envergadura:  12,55 m
Altura: 3,30 m
Peso vazio: 361 kg
Peso bruto: 449 kg
Capacidade de combustível:  757 L
Peso bruto máximo:  2.722 kg
Velocidade de pouso:  24 km / h
Aterragem e descolagem distâncias: 30 m
Motorização: 2 × Continental O-470 em linha com 6 cilindros refrigerado a ar, de 225 HP, cada (Primeiro protótipo)
Velocidade máxima:  354 km / h
Velocidade de cruzeiro:  290 km / h
Autonomia:  2.704 km
Teto de serviço:  6.096 m 
Taxa de subida:  15 m / s


http://www.google.com/patents/US3123321

Post (215) - Maio de 2016