Páginas

20160527

Motor GEnx

O GEnx é o mais vendido motor a jato de alta pressão já fabricado da historia da aviação, com mais de 1.300 pedidos. Além de equipar o Boeing 747-8, o motor GEnx também é o mais vendido para o Boeing 787 Dreamliner.

Baseado na arquitetura do seu antecessor, o GE90, o novo motor GEnx é 15% mais eficiente no que se refere ao consumo de combustível, bem como 15% menos poluente quando comparado com o GE CF6. 

O motor GEnx representa um salto gigante na tecnologia de propulsão, usando os mais modernos
materiais e processos de design para reduzir o peso, melhorar o desempenho e fornecer um motor de aviões comerciais mais econômico.

Entre as características inovadoras do GEnx estão um pré-redemoinho (Twin-annular pre-swirl -TAPS) que irá reduzir drasticamente gases NOx. 


Maiores e mais eficientes pás do ventilador ajudarão a tornar o GEnx o motor de aviões comerciais mais silencioso que a GE já produziu. O motor GEnx é também o primeiro motor turbo-fan comercial do mundo com turbinas fabricadas com lâminas compostas de de fibra de carbono.

Depois de introduzir as pás das turbinas compostas no motor GE90 em 1995, a GE Aviation está levando a tecnologia a um novo patamar, com um design mais eficiente tendo um número de lâminas reduzido de 22 para 18 pás.


Veja melhor em tela cheia - https://www.youtube.com/watch?v=cmsYG6TPbU8

A turbina de baixa pressão GEnx LPT (Low-pressure Turbine) é mais leve e mais eficiente do que sua antecessora e incorpora a próxima geração de aerodinâmica 3D. Ela também apresenta lâminas de liga de alumínio e titânio   nos estágios 6 e 7, reduzindo o peso do motor em cerca de 181 kg, contribuindo para o aumento da eficiência do combustível.


 Post (216) - Maio de 2016