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20160713

Motor radial Wright R-1820

"Na postagem anterior contamos um pouco da história do Douglas DC-3. Agora vamos nos ater com mais detalhes a sua motorização e aproveitando a oportunidade do emprego deste motor em outras aeronaves."

O Cyclone Wright R-1820 C9 foi um motor radial americano desenvolvido pela Curtiss-Wright, amplamente utilizado em aeronaves na década de 1930 até 1950. Também produzido sob licença na Espanha como o Hispano-Suiza 9V ou Hispano-Wright 9V , e na União Soviética como o Shvetsov M-25. 

Este gráfico mostra o aumento do poder do ciclone Wright em 16 anos ... 
Um aumento de desempenho muito significativo,  
e o desenvolvimento dos aviões Douglas, equipados com o Cyclone, do DC-1 do ano 1933 ao Super DC-3 de hoje. 

O R-1820 foi o cerne de muitos aviões famosos incluindo os primeiros aviões comerciais da Douglas, o protótipo do Dc-1, o DC-2, as primeiras versões civis do DC-3 , e na limitada produção dos DC-5. 

E durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foi usado nos bombardeiros Boeing B-17 Flying Fortress e  o Douglas SBD Dauntless e também nas primeiras versões do Polikarpov I-16  de combate como o M-25, e o helicóptero Piasecki H-21.

Veja abaixo os links das principais aeronaves que fizeram uso desta motorização:
 
Curtiss P-36 Mohawk
Douglas DC-3 (DST, G-102 and G-202)
Douglas DF Wright SGR-1820G-2
FMA AeMB.2 Bombi
Ficha de performasse do Cyclone

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Post (234) – Julho de 2016