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20170216

Em Construção o primeiro 737-9 MAX

✈ O primeiro 737-9 (MAX), de número 6250, está posicionado no final da linha de montagem dedicada da Boeing Renton Factory em Washington, onde esta sendo concluído, antes de ser deslocado para o hangar de pintura.


✈ Boeing está perto de desvendar o 737-9, o segundo membro família MAX, alimentado pelo novo motor CFM Leap-1B. O programa de teste e certificação irá envolver apenas duas aeronaves e está previsto para durar nove meses em comparação com quase treze do 737-8.


✈ Com 42,57 de comprimento total, o 737-9 é aproximadamente 3,00 m mais longo que o 737-8, mas mantém a mesma envergadura básica. 


✈ A nacele do motor CFM Leap-1B é balançada pela a frente e posicionada ligeiramente acima da asa. Para garantir a distância do solo adequada e minimizar a interferência de arrasto.


✈ Inspirado no uso pioneiro de um recurso semelhante usado nos 787 para redução de arrasto, o “lipskin” de fluxo laminar da nacele do motor é feito de uma só peça, em folha de alumínio estampado, fornecido pela GKN Aerospace. 



✈ Comentários sobre o vídeo:

Funcionários da Boeing começaram a montagem do primeiro 737-9 na linha de montagem em Renton, Washington.

A equipe de Renton comemorou a primeira montagem da longarina, que é um marco para o programa iniciado há três anos e alcançado no dia exato em que estava programado para começar.

"A realização deste início de produção dentro do prazo previsto é um testamento para o sucesso do 737-9, de nosso projeto integrado e de uma construção em equipe." (Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente de programa do programa 737-9)

No início de maio, a equipe Renton também começou a trabalhar nos painéis de asa superior e inferior na nova linha de montagem que utiliza a automação para executar furos e instalar elementos de fixação nos painéis de asa. 
As peles, longarinas e mastros foram usinados pela Boeing e pela Spar em Auburn e Fredrickson, Washington.

"É realmente emocionante estar começando algo que você sabe que vai ser o futuro", disse David Dowell, mecânico da nova linha de montagem do painel do 737-9.

O projeto da asa 737-9 é semelhante ao Next-Generation 737. Ela ainda é feita principalmente de alumínio, mas com o aumento de calibres e materiais mais fortes para acomodar o peso dos novos motores LEAP-1B e o combustível necessário para a nova aeronave. As asas serão anexadas à fuselagem ainda no final deste ano.

A nova linha permite que a equipe trabalhe de forma isolada no primeiro 737 MAX a fim de aprender e aperfeiçoar o novo processo de construção, enquanto a fábrica de Renton continua a construir a uma taxa de 42 aviões por mês.

"Os empregados em Renton são os melhores do mundo na construção de aviões de um só corredor, e agora esta equipa de classe mundial está construindo o futuro com o primeiro 737 MAX", disse Leverkühn.

Post (283) - Fevereiro de 2017