✈ O
primeiro 737-9 (MAX), de número 6250, está posicionado no final da linha de
montagem dedicada da Boeing Renton Factory em Washington, onde esta sendo
concluído, antes de ser deslocado para o hangar de pintura.
✈ Boeing
está perto de desvendar o 737-9, o segundo membro família MAX, alimentado pelo
novo motor CFM Leap-1B. O programa de teste e certificação irá
envolver apenas duas aeronaves e está previsto para durar nove meses em
comparação com quase treze do 737-8.
✈ Com
42,57 de comprimento total, o 737-9 é aproximadamente 3,00 m mais longo que o
737-8, mas mantém a mesma envergadura básica.
✈ A
nacele do motor CFM Leap-1B é balançada pela a frente e posicionada ligeiramente
acima da asa. Para garantir a distância do solo adequada e minimizar a
interferência de arrasto.
✈ Inspirado
no uso pioneiro de um recurso semelhante usado nos 787 para redução de arrasto,
o “lipskin” de fluxo laminar da nacele do motor é feito de uma só peça, em folha
de alumínio estampado, fornecido pela GKN Aerospace.
✈ Comentários
sobre o vídeo:
Funcionários
da Boeing começaram a montagem do primeiro 737-9 na linha de montagem em
Renton, Washington.
A
equipe de Renton comemorou a primeira montagem da longarina, que é um marco
para o programa iniciado há três anos e alcançado no dia exato em que estava
programado para começar.
"A
realização deste início de produção dentro do prazo previsto é um testamento
para o sucesso do 737-9, de nosso projeto integrado e de uma construção em
equipe." (Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente de programa do
programa 737-9)
No
início de maio, a equipe Renton também começou a trabalhar nos painéis de asa
superior e inferior na nova linha de montagem que utiliza a automação para executar
furos e instalar elementos de fixação nos painéis de asa.
As
peles, longarinas e mastros foram usinados pela Boeing e pela Spar em Auburn e
Fredrickson, Washington.
"É
realmente emocionante estar começando algo que você sabe que vai ser o futuro",
disse David Dowell, mecânico da nova linha de montagem do painel do 737-9.
O
projeto da asa 737-9 é semelhante ao Next-Generation 737. Ela ainda é feita
principalmente de alumínio, mas com o aumento de calibres e materiais mais
fortes para acomodar o peso dos novos motores LEAP-1B e o combustível
necessário para a nova aeronave. As asas serão anexadas à fuselagem ainda no
final deste ano.
A
nova linha permite que a equipe trabalhe de forma isolada no primeiro 737 MAX a
fim de aprender e aperfeiçoar o novo processo de construção, enquanto a fábrica
de Renton continua a construir a uma taxa de 42 aviões por mês.
"Os
empregados em Renton são os melhores do mundo na construção de aviões de um só
corredor, e agora esta equipa de classe mundial está construindo o futuro com o
primeiro 737 MAX", disse Leverkühn.