✈"E finalmente para terminar esta série de postagens que denominei
de "JetPuscher" temos o Embraer ERJ-145 Regional Jet"
✈O ERJ-145 é uma moderna aeronave bimotor pressurizada de médio porte e
alto desempenho, com motorização turbofan, com capacidade para transportar até
50 passageiros em uma configuração de três assentos lado a lado em viagens
regionais, desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil a partir da
década de 1990 pela Embraer.
Foi a primeira aeronave comercial a jato da Embraer e um grande
sucesso de vendas no mercado mundial
é considerada no meio aeronáutico
como um dos mais importantes, emblemáticos e significativos produtos voltados
para o emprego intensivo e regular na aviação comercial regional.
Os primeiros desenhos do projeto do Embraer ERJ-145 foram criados
por engenheiros brasileiros, mais precisamente em 1989 quando a empresa ainda era uma
estatal. A aeronave inicialmente possuia motores turbofan fixados nas asas e o
seu aspecto era bem diferente do atual. Então o próximo passo natural de
amadurecimento do projeto foi melhorá-lo com a fixação dos motores no cone de
cauda da aeronave.
Nem os ingleses resistiram aos seus encantos |
Assim, a Embraer passou à fase de desenvolvimento e homologação do seu
primeiro jato regional de passageiros, tendo como parceiros de risco a empresa
espanhola Gamesa (asas), a belga Sonaca (partes da fuselagem), a
chilena Enaer (empenagem)(1), a norte americana C&D
(interiores) e o radome nariz fornecido pela Norton. Criando um complexo
sistema de gerenciamento de fornecedores espalhados pelo mundo. Uma parte dos
ensaios foi realizados pela Boeing, nos Estados Unidos, e pelo CTA – Centro
Técnico Aeroespacial, no Brasil.
Os motores na traseira fazem com que a fuselagem fique mais baixa facilitando o acesso dos passageiros e cargas, principalmente em pequenos aeroportos regionais. |
No final da década de 1990, a empresa já incluía na fabricação do
Embraer ERJ-145 uma surpreendente variedade de partes e componentes em material
composto, como partes integrantes da aeronave.
O primeiro vôo do jato teve lugar em Agosto de 1995. A aeronave foi
certificada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em 1996.
Ela entrou em serviço em dezembro de 1996 e está em funcionamento com 27
companhias aéreas em todo o mundo. Existem três variantes da aeronave: a para 50 passageiros ERJ-145 lançada em 1989; uma com a fuselagem mais curta para 37
passageiros ERJ-135 lançada em 1997; e o tamanho médio para 44 passageiros
ERJ-140 lançada em 1999.
O longo alcance ERJ-145 LR, introduzido em 1998, tem um alcance de
3.037 km. O ERJ-145 XR, com melhor
eficiência de combustível e uma gama de 3.704 km, entrou em serviço na a
ExpressJet Airlines dos EUA, em novembro de 2002. ExpressJet ordenou 104
aeronaves com 100 opções.
Em maio de 2008, a família ERJ-145 recebeu a certificação russa,
permitindo a operação na Rússia e na Comunidade de Estados Independentes.
✈ Em 2006, a Embraer anunciou que a plataforma ERJ-145 alcançou o marco
histórico de 10 milhões de horas de voo, um total de cerca de 8,5 milhões de
ciclos de operações de pouso e decolagem e mais de 1100 unidades fabricadas até
2009, incluindo dezenas de unidades fabricadas na China, em parceria “joint
venture” com a empresa Harbin Aircraft. O primeiro avião montado na
China foi concluído em Dezembro de 2003 e duas aeronaves foram entregues à
China Southern Airlines.
Características principais - medidas aproximadas:
Capacidade: 50 passageiros;
Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
Motorização - potência máxima: 2 X Rolls Royce AE3007 (3.705 kgf
cada);
Comprimento: 30 m;
Envergadura: 20 m;
Altura: Aprox. 6,8 m;
Peso máximo decolagem: 21.000 kg;
Velocidade de cruzeiro: 830 km/h;
Pista de pouso (ER): 2.500 m (lotado/dias quentes/tanques cheios).
(1)https://pt.wikipedia.org/wiki/Empenagem
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Post (282) - Fevereiro de 2017