✈O Canadair CRJ 100 e o Bombardier CRJ 200 são aeronaves bimotoras de
porte médio de alto desempenho, com motorização turbofan instalada no cone
traseiro da fuselagem, com capacidade para transportar 50 passageiros em
viagens interestaduais e internacionais. Foram desenvolvidos e fabricados no
Canadá pela então Canadair e posteriormente, pela Bombardier Aerospace: o CRJ
100 a partir de 1992 e o CRJ 200 a partir de 1996.
A Canadair era uma estatal canadense que foi comprada pelo grupo
Bombardier na década de 1980.
O Canadair CRJ 100 Regionak Jet foi criado para atender pedidos de
companhias aéreas regionais de um tipo de transporte mais veloz que os modelos
de aeronaves com motorização turboélice disponíveis até então. Quando o
Canadair CRJ 100 e Bombardier CRJ 200 foram lançados a fabricante brasileira
Embraer ainda estavam projetando o seu bimotor de médio porte.
✈"As aeronaves comerciais regionais com motorização turbofan são economicamente e
tecnicamente mais vantajosas no transporte de passageiros em viagens com mais
de 750 quilômetros de distância, enquanto os turboélices apresentam mais
vantagens em viagens com menos de 500 quilômetros de distância, podendo ser até
15% mais econômico, consumindo menos combustível."
"Por outro lado a principal vantagem do jato é a produtividade maior,
em função justamente da velocidade de cruzeiro maior. Considerando apenas o
aspecto tempo, desconsiderando outros aspectos técnicos, como, por exemplo, o
comprimento da pista de pouso, o jato pode ser até duas vezes mais produtivo
que um turboélice, viajando até duas vezes mais quilômetros em um mesmo
dia."
O Canadair CRJ 100 é
impulsionado por dois motores turbofan CF34, fabricados pela General Electric,
capazes de produzir aproximadamente 3.946 kgf de potência na decolagem. Esse
motor foi originalmente desenvolvido para operações militares em aeronaves
utilizadas pela United States Air Force. São motores reconhecidos como entre os
mais confiáveis e eficientes já produzidos para a aviação comercial. Mais de
900 unidades do Canadair CRJ 100 e Bombardier CRJ 200 foram fabricadas, um
grande sucesso de vendas.
O
Bombardier CRJ 200 é uma versão melhorada do CRJ 100. Existem dois modelos
desta versão: o CRJ200 ER e o CRJ200 LR. O Extendend Range (ER) tem um peso
máximo de descolagem de 23.134 kg e um alcance de 2.491 km. O modelo Long Range
(LR) tem um peso máximo de descolagem de 24.041 kg e um alcance de 3.148 km. O
CRJ200 tem um desempenho que lhe permite velocidades de cruzeiro máximas de 860
km/h e teto de serviço de 12.496 m. Tem um comprimento de 26,77 m, uma
envergadura de 21,21 m.
A Bombardier Aerospace sofreu um decréscimo na procura de aviões
comerciais medios e decidiu suspender temporariamente a produção do seu jacto
de 50 passageiros o CRJ200.
Muitos fatores contribuíram para isto, primeiramente foi o aumento do
tráfego de passageiros que exigia aviões maiores, ocasionando uma queda de lucros
nas vendas dos aviões com essa capacidade e outro fator foi a concorrência
neste segmento de transporte, incluindo o nosso Embraer ERJ-145.