✈O Ilyushin Il-62 (Classic) é uma aeronave
Soviética de longo alcance produzida em 1960 pela Ilyushin. Como
sucessor do popular turboélice Ilyushin Il-18 com capacidade para quase
200 passageiros, era o maior jato comercial quando voou pela primeira vez em
1963.
Entrou em serviço pela Aeroflot em 15 de Setembro de 1967 com um
voo de passageiros inaugural entre Moscow e Montreal.
A exemplo dos designs similares, o Douglas DC-9 e o Vckers
VC-10, o Il-62 foi o primeiro avião de tal grandeza a ser operado pela
União Soviética e um grande número de países, se tornando uma aeronave
referência para voos de longo alcance durante décadas.
Foi à primeira aeronave Russa pressurizada com seção central da
fuselagem não-circular e o primeiro jato Russo com luzes de navegação de padrão
internacional e fileira de seis assentos, o turboélice Tupolev Tu-144
também possuía esta configuração.
Mais de 30 nações operaram o Il-62, mais de 80 foram exportados e
muitos outros arrendados por empresas russas e seus aliados.
Muitas versões especiais foram fabricadas, como a VIP, para
transporte de autoridades, equipada com salas de conferências, áreas de
descanso, salas para a comitivas e pessoal de serviço.
O Il-62M tornou-se o modelo que durou mais tempo operando em voos
civis, por três décadas.
Por ser uma aeronave de operação cara comparada com os
novos modelos, e que também não cumpria com as restrições internacionais de
ruído o número em uso foi então reduzido após 2008. Os sucessores do Il-62
incluem o Il-8 6 e o Il- 9 6, quadrimotores
convencionais, fabricados em menor quantidade e não exportados.
Tupolev Tu-114 |
O Il-62 substituiu o turboélice Tup o le v
Tu-114 em rotas de longo alcance. Como o Tu-114 encontrava-se prestando
bons serviços enquanto o Il-62 estava ainda em desenho, a Ilyushin tinha tempo
para um desenho sem pressa, testes, e programa de desenvolvimento.
O Il-62 e o Inglês
Vickers -VC10 são as únicas
aeronaves comerciais com quatro motores colocados em pares lado a lado montados
na parte traseira da fuselagem, e também com cauda em forma de
"T". Apesar de oferecer uma
asa "limpa" e eficiente, a configuração com motores na fuselagem e
cauda em "T" é hoje conhecida por ter um grande número de
desvantagens, leia sobre isso no link (1).
Notem no vídeo as rodas auxiliares na cauda:
✈O Il-62 tem um trem de pouso auxiliar de engrenagem na parte traseira da fuselagem, que se estende quando a aeronave atinge a sua posição de estacionamento.
Aeronaves com motores montados na retaguarda têm geralmente caudas pesadas. Para evitar que o avião se incline baixando a cauda, vários dispositivos são utilizados para solucionar esta questão, de simples suportes fixos em pequenas aeronaves a suportes extensíveis com no caso o Il-62. Aeronaves como o Caravelle, o DC-9 e o Boeing 727 usam uma porta sob a sua cauda, que serve de duplo propósito, como um suporte da cauda e como uma porta extra para passageiros.
✈Há também indicações de que o Il-62 possua um tanque montado a frente para água de lastro com a finalidade de equilibrar a aeronave longitudinalmente. Isto é utilizado quando a aeronave voa vazia ou levemente carregada. Se isto é um fato, irá classificar o Il-62 ao lado de outros aviões que usam este tipo de lastro, nomeadamente os franceses Caravelle e o soviético Tu-154 usavam devido ao peso dos propulsores montados na retaguarda.
Características principais:
Comprimento: 53,12 m
Envergadura: 43,20 m
Altura: 12,35 m
Peso carregado: 165.000 kg
Motores: 4 x Soloviev D-30KU
Velocidade máxima: 900km/h
Autonomia: 9.200 km
Teto máximo 13.000 m
Total produzidos: 292, sendo 5 protótipos, 99 Il-62 e 193 Il62M
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