✈O McDonnell Douglas DC-9 é um bimotor a jato,
fabricado pela primeira vez em 1965, projetado para vôos curtos e
frequentes. O último DC-9 fabricado foi entregue em Outubro de 1982.
Do DC-9 derivaram-se, o MD-80, o MD-90 e Boe i ng 717. A produção
da família de aeronaves DC-9 / MD-80/90/717 cessou após 41 anos com mais de
2.400 unidades construídas.
Durante os anos 1950 a Douglas Aircraft iniciou os projetos de um
avião menor que o DC-8 de longo alcance, seria para médio alcance, nascia o
DC-9. O projeto inicial era de um quadrimotor denominado Modelo 2067, de
configuração tradicional, mas este não recebeu bastante interesse das
companhias aéreas e foi abandonado.
✈Em 1960, Douglas assinou um contrato de dois anos com Sud
Aviation para a cooperação técnica. Douglas iria comercializar e
apoiar a Sud Aviation Caravelle e produzir uma versão licenciada se as
companhias aéreas ordenassem grandes pedidos, como isto não aconteceu a
Douglas retornou aos seus estudos de concepção após o acordo de cooperação ter
expirado. Mas a idéia de um “Caravelle
da Douglas” perdurou.
Em 1962, o primeiro protótipo projetado tinha uma configuração para 63
passageiros e peso bruto de 31.300 kg, sendo sua produção aprovada em 8 de
abril de 1963. Ao contrário do seu maior concorrente, o Boeing 727
Trijet que usava muitos dos componentes do 707 o DC-9
tinha um design totalmente novo.
Pratt & Whitney JT8D turbofan |
Os motores montados na cauda possibilitavam uma asa limpa sem a
carenagem do motor pendurada, que tinha inúmeras vantagens, melhorava o fluxo
de ar em baixas velocidades e permitia velocidades de decolagem e aproximação
mais baixas, reduzindo desta forma a necessidade de longos campos de pouso.
A segunda vantagem dos motores montados na cauda foi a redução de
ruídos a bordo e de danos causados por objetos estranhos e detritos
ingeridos nas pistas tais como gelo. Em terceiro lugar esta posição dos motores
permitiu uma redução na distância ao solo, tornando a aeronave mais acessível
aos carregadores de bagagem e passageiros.
O DC-9 sempre esteve disponível em várias versões para atender às
necessidades dos clientes, a primeira versão esticada, a Série 30,
com uma fuselagem mais longa e pontas das asas estendidas, voou em 01 de agosto
de 1966, entrando em serviço na Eastern Air Lines em 1967. A série
inicial de número 10 seria seguida pelas 20, 30 e 40, sendo que a 50, que voou
pela primeira vez em 1974. O avião podia acomodar de 80 a 135 passageiros,
dependendo da versão e arranjo dos assentos.
O primeiro da família DC-9, mais tarde denominado série 10, é um dos
mais bem sucedidos aviões a jato com um total de mais de 2.400 unidades
produzidas e ocupa a terceira posição somente atrás do segundo colocado o
Airbus A320, com mais de 6.000 produzidos, e do primeiro-lugar o Boeing 737,
com mais de 8.000 produzidos. A Série 10 semelha-se em tamanho e configuração
para o BAC One-Eleven Britânico
que também conta com a mesma disposição dos motores.
A propulsão do DC-9-10 era fornecida por um par de motores Pratt &
Whitney JT8D-5 de 56 kN ou JT8D-7 com 62 kN. Um total de 137
foram construídos.
O DC-9 foi seguido pela introdução da série MD-80 em 1980. Este
foi originalmente chamado a série DC-9-80. Era um DC-9-50 alongado.
Outras séries se seguiram, o MD-81, o MD-82, o MD-83, o MD-88, e MD-87
com fuselagem mais curta.
A série MD-90 foi desenvolvida no início de 1990. Em comparação
com o MD-80, não foi muito bem sucedida, relativamente poucos foram
construídos.
A variante final foi o MD-95, que foi rebatizado de Boeing 717-200,
após a fusão da McDonnell Douglas com a Boeing em 1997. O comprimento da
fuselagem e da asa são muito semelhantes aos do DC-9-30, mas foi construído com
o uso de muito mais materiais leves e modernos.
Mesmo com todas as melhoria acontecidas neste mais de 30 anos de
operação dos DC-9 existentes não é provável que novas modificações possam
ocorrer, especialmente em função do projeto da asa que faz com que novas
melhoria sejam difícil. Os DC-9s estão, portanto, susceptíveis de
serem substituídos em serviço por aviões mais recentes, tais como Boeing
737, Airbus
A320, da
Embraer E-Jets, e o Bombardier CSeries.
Um ex-SAS DC-9-21 adaptado é opera como uma plataforma de salto de
pára-quedismo em Valley Airport Perris em Perris Califórnia, é o único jato de
sua classe certificado pela FAA para skydiving em operações a partir de
2016.
Característica principais, dependendo da versão do DC-9:
Equipe de bordo: 2
Nr. De passageiros: de 109 a 139
Comprimento: de 31,82 a 40,72 m
Envergadura: de 27,50 a 28,47
Altura: 8,50m
Peso máximo: de 41.100 kg a 54.900 kg
Velocidade máxima: de 898 a 915 km/h
Motores: P&W JT8D-5, 7, 9, 11, 15 ou 17 dependendo da versão.
✈Só para constar: - Tem ainda a “Versão chinesa”. O Comac ARJ21 Xiangfeng ele tem as
mesmas características principais, secção transversal da fuselagem, perfil do
nariz, cauda e outras soluções de engenharia do MD-90.
Diferentes fontes afirmam o ARJ21 se assemelha tanto ao McDonnell
Douglas MD-80 e ou ao MD-90 e que só podem ter sido licenciados para
serem produzidos na China. As mesmas fábricas chinesas que produzem
as peças para o MD-90 passaram a produzir o ARJ21. O governo chinês afirma que
o ARJ21 é um projeto totalmente nacional. O desenvolvimento do ARJ-21 depende
fortemente de fornecedores estrangeiros, incluindo motores e aviônicos do
fabricados no EUA, e apresenta um conjunto de novas asas a 25 graus desenhadas
pela Ucraniana Antonov, entre outros.