✈ Em 1966, quando das comemorações dos 50 anos da Boeing, ela lançou a
notícia que estaria projetando um jato SST para passageiros, o modelo 733-197,
com o sistema de geometria variável, a exemplo dos aviões militares. Digno
de nota é a semelhança com o bombardeiro Rockwell B1 - Lancer , concebido na década de 1960.
Leia o texto contido na publicação:
✈ “O novo Boeing SST, com asas de varredura variável, é
projetado para um vôo supersônico eficiente, mas pode igualar o desempenho a
baixa velocidade dos aviões a jato de hoje. No plano, as asas do Boeing SST são
dobradas para trás contra a parte fixa, para formar uma única superfície de
elevação durante o vôo supersônico.
Para
velocidades baixas em decolagens e pousos, as asas se abrem em um ângulo
similar aos jatos de hoje.
O Boeing SST
pode levar 300 passageiros de New York para London em duas horas e quarenta
minutos. Ele pode operar ao custo de passageiro por milha semelhante aos
praticados hoje em dia pelos grandes jatos e usar os mesmos aeroportos. O
Boeing SST incorpora a experiência da maior fabricante de jatos do mundo. “Ele
é projetado para assegurar a liderança continuada dos EUA na próxima era de
viagens supersônicas.”
✈ Na época houveram muitas especulações, inclusive alguns detalhes
técnicos vazaram.
✈ O Boeing 733 seria o primeiro SST dos EUA, uma
resposta da América ao Concorde . A Boeing e a Lockheed
competiram entre si para ganhar a licitação para um contrato financiado pelo
governo para construir uma aeronave deste tipo.
A Boeing ganhou a
competição ao apresentar uma proposta mais detalhada. O contrato foi
incomum pelo fato das despesas terem sido subscritas pelo governo federal para
o que era um avião civil.
Em 5 de junho de 1953, o
presidente John F. Kennedy formou o programa de Transporte Nacional
Supersônico, com 75% dos custos subsidiados pelo governo, tudo isso para competir
com o Concorde.
No início de 1960,
pensava-se que o Concorde não estava tão à frente no desenvolvimento para
incomodar a construção de um concorrente americano, muito maior, mais rápido e
mais avançado. O Boeing SST foi concebido para transportar de 250 a 300
passageiros, mais do que o dobro do que Concorde, voar em Mach 2,7-3,0, e uma
autonomia de 6.400 km, com um comprimento de aproximadamente 93 m, cerca de 18
m a mais do que 747, e que teria uma secção transversal de fuselagem larga com
configuração de acentos 2-3-2 na classe econômica, semelhante a muito mais
tarde o 767.
A Boeing afirmou quando ela
ganhou o contrato que a construção dos protótipos SST iria começar no início de
1967. Iria ser construído no início de 1970,
com o teste de vôo no final de 1972 e certificação por meados de 1974.
Em março de 1971, apesar
do forte apoio do projeto pela administração do presidente Richard Nixon, o
Senado dos EUA cortou mais financiamentos, citando questões governamentais para
não mencionar uma crise no tráfego aéreo durante a recessão da época.
Em 20 de Maio de 1971 em
função disto o projeto foi cancelado.
A Boeing tinha 115 ordens
não preenchidas por 25 companhias aéreas para esta aeronave, enquanto o Concorde
tinha 74 ordens a partir de 16 clientes.
Digno de nota foram as
ordens das operadoras do Concorde, a da Air France e a da BOAC, bem como de todas
as grandes companhias aéreas norte-americanas da época.
Entre 1973 a 1981, uma das maquetes de
madeira foi exibida no Centro de Exposição SST Aviation em Kissimmee, Flórida, e hoje ela encontra-se em exposição no Museu Hiller Aviation de
San Carlos, Califórnia.
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"Concorde do Tio Sam”. Em:
Post (296) - Março de 2017
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