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20170329

Boeing 733 SST

✈ Em 1966quando das comemorações dos 50 anos da Boeing, ela lançou a notícia que estaria projetando um jato SST para passageiros, o modelo 733-197, com o sistema de geometria variável, a exemplo dos aviões militares. Digno de nota é a semelhança com o bombardeiro Rockwell B1 - Lancer  , concebido na década de 1960.


Leia o texto contido na publicação:

O novo Boeing SST, com asas de varredura variável, é projetado para um vôo supersônico eficiente, mas pode igualar o desempenho a baixa velocidade dos aviões a jato de hoje. No plano, as asas do Boeing SST são dobradas para trás contra a parte fixa, para formar uma única superfície de elevação durante o vôo supersônico.
Para velocidades baixas em decolagens e pousos, as asas se abrem em um ângulo similar aos jatos de hoje.
O Boeing SST pode levar 300 passageiros de New York para London em duas horas e quarenta minutos. Ele pode operar ao custo de passageiro por milha semelhante aos praticados hoje em dia pelos grandes jatos e usar os mesmos aeroportos. O Boeing SST incorpora a experiência da maior fabricante de jatos do mundo. “Ele é projetado para assegurar a liderança continuada dos EUA na próxima era de viagens supersônicas.”

✈ Na época houveram muitas especulações, inclusive alguns detalhes técnicos vazaram.
 
✈ O Boeing 733 seria o primeiro SST dos EUA, uma resposta da América ao Concorde . A Boeing e a Lockheed competiram entre si para ganhar a licitação para um contrato financiado pelo governo para construir uma aeronave deste tipo.  
A Boeing ganhou a competição ao apresentar uma proposta mais detalhada. O contrato foi incomum pelo fato das despesas terem sido subscritas pelo governo federal para o que era um avião civil. 


Em 5 de junho de 1953, o presidente John F. Kennedy formou o programa de Transporte Nacional Supersônico, com 75% dos custos subsidiados pelo governo, tudo isso para competir com o Concorde.

No início de 1960, pensava-se que o Concorde não estava tão à frente no desenvolvimento para incomodar a construção de um concorrente americano, muito maior, mais rápido e mais avançado.  O Boeing SST foi concebido para transportar de 250 a 300 passageiros, mais do que o dobro do que Concorde, voar em Mach 2,7-3,0, e uma autonomia de 6.400 km, com um comprimento de aproximadamente 93 m, cerca de 18 m a mais do que 747, e que teria uma secção transversal de fuselagem larga com configuração de acentos 2-3-2 na classe econômica, semelhante a muito mais tarde o 767.

A Boeing afirmou quando ela ganhou o contrato que a construção dos protótipos SST iria começar no início de 1967.  Iria ser construído no início de 1970, com o teste de vôo no final de 1972 e certificação por meados de 1974. 

Em março de 1971, apesar do forte apoio do projeto pela administração do presidente Richard Nixon, o Senado dos EUA cortou mais financiamentos, citando questões governamentais para não mencionar uma crise no tráfego aéreo durante a recessão da época. 

Em 20 de Maio de 1971 em função disto o projeto foi cancelado.
A Boeing tinha 115 ordens não preenchidas por 25 companhias aéreas para esta aeronave, enquanto o Concorde tinha 74 ordens a partir de 16 clientes.
Digno de nota foram as ordens das operadoras do Concorde, a da Air France e a da BOAC, bem como de todas as grandes companhias aéreas norte-americanas da época.

Entre 1973 a 1981uma das maquetes de madeira foi exibida no Centro de Exposição SST Aviation em Kissimmee, Flórida,  e hoje ela encontra-se em exposição no Museu Hiller Aviation de San Carlos, Califórnia.

✈ Não deixe de ler O "Concorde do Tio Sam”.  Em:


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