✈ Embora
a Hawker-Siddeley tenham realizado uma série de testes para obter os resultados
desejados, de forma eficaz, para a família de aeronaves Harrier, os fundamentos
de empuxo vectored são essencialmente muito simples.
O
vôo do Harrier é idêntico em operação a uma aeronave convencional, com a coluna
de controle de costume, pedais do leme e acelerador utilizado para
pilotar. A descrição a seguir é um resumo de como o Harrier difere de uma
aeronave convencional.
A
principal diferença entre um avião de combate Harrier e outro é o seu motor
Rolls-Royce Pegasus é
um bypass-turbofan semelhante no funcionamento a outros motores desse tipo, com
a característica adicional de possuir quatro bicos de exaustão rotativos
através do qual o motor expele os fluxos de ar, frio e quente.
O ar passa através do ventilador e sistema de compressor de LP (baixa pressão). Parte do ar é canalizada para o sistema HP (alta pressão) do compressor, enquanto o resto de ar torna-se uma corrente de ar frio que é canalizada para um par de bocais na parte da frente para proporcionar metade do impulso do motor.
Depois do ar passar através do sistema de compressor de HP e da câmara de combustão, a outra metade da corrente de ar quente é dirigida para dentro de um par de bocais na parte traseira do motor, e a aeronave é impulsionada para cima, decolando verticalmente.
Estes
quatro bicos podem ser rodados num arco de 98,5 graus, permitindo que o empuxo
do motor seja aplicado diretamente à ré (em vôo convencional), diretamente para
baixo (para vôo pairando) e ligeiramente para frente (para voando para trás).
Os
bicos de exaustão são posicionados por um motor pneumático operado por ar
sangrado do motor principal, tudo acionado por um sistema de controle de
estabilidade que assegura que todos os bicos operam em conjunto, qualquer
diferença levaria a uma perda rápida da atitude e descontrole da aeronave.
Para
controlar o ângulo do bocal, o piloto dispõe de uma alavanca adicional ao lado
do regulador de pressão.
Esta
alavanca é utilizada para selecionar o ângulo do bocal adequado para o modo escolhido
e voo, permitindo ao piloto selecionar com precisão o ângulo correto do bocal. Usando
o acelerador, o piloto precisa garantir que o motor forneça potência suficiente
para manter o avião no ar antes de posicionar o “bico para baixo". No
entanto, essa interação entre a quantidade de empuxo e sua direção é a única
grande diferença de pilotagem entre o Harrier e outras aeronaves, sendo que é necessário
um cuidadoso treinamento para dominar este sistema.
Em adição aos quatro bicos do motor de vetorização, o Harrier também requer um método de controlar a sua estabilidade durante o voo pairado.
Para
esta finalidade possui um sistema de bicos de controle de reação instalados na
aeronave, sendo um no nariz (soprando para baixo), um em cada ponta das
asas (soprando para cima e para baixo) e um na cauda (soprando baixo e para a lateral).
Esses
bicos fornecem ar de alta pressão sangrado do motor e são operados pelos
controles normais de vôo. Permitindo ao piloto operar as válvulas posicionadas
em cada bico que direcionam os jatos de ar comprimido para fornecer o movimento
desejado em inclinação, rotação ou guinada.
O
sistema é automatizado, liberando o piloto de qualquer carga de trabalho
excessiva durante a transição do tipo de vôo.
O
resultado final desta abordagem torna essencialmente simples o voo STOL/V.
✈ "Agora você sabe como é feito!"
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(289) - Março de 2017