✈Concebido na década de 1960, o Rockwell
B-1 Lancer é um bombardeiro estratégico quadrimotor norte americano de
geometria variável, supersônico com
carga e alcance suficientes para substituir o Boeing B-52 Stratofortrees ,
é um penetrador de baixa altitude e longo alcance, com capacidade de velocidade
supersônica a grande altitudes.
✈Em
5 de junho de 1970, reconhecendo a necessidade urgente de desenvolver um avião
capaz de penetrar as defesas soviéticas, a USAF deu início a uma série de
estudos que finalmente levaram ao Rockwell B-1A, Foram encomendados 7 aviões: 5
para testes de vôo e 2 para testes estáticos e de fadiga de materiais.
Logo
ficou claro que o B-1A era na época a prioridade número um da USAF no que se
referia à alocação de verbas de orçamento: "Nada será obstáculo ao
B-1", declarou um político os críticos que se mostravam receosos que o B-1
seria o aparelho mais caro da história da aviação. Acabou não sendo: esse
título cabe ao B-2 Spirit (por volta de 2 bilhões de dólares).
✈Em
dezembro de 1971 ficou pronto um modelo do B-1 A em tamanho natural. Neste já
se apresentavam algumas das características notáveis do avião: um sistema de
ejeção baseado numa cápsula, asas de geometria variável e um elaborado radar de
mapeamento.
✈Em
26 de outubro de 1974, o primeiro B-1 A (n° 74-158) saiu da fábrica 42 da
Rockwell em Palmdale, California. Era todo pintado de branco.
✈Em
23 de dezembro de 1974, ocorreu o vôo inaugural sob o comando de Charles Bock.
O Comando Aéreo Estratégico passou à fase de planejar a compra de 240
exemplares do avião, que se tornariam operacionais em 1982.No entanto, o
projeto continuava a ser duramente criticado pelo Comitê das Forças Armadas do
Senado dos Estados Unidos, eles argumentavam que com alguns melhoramentos, os
velhos B-52 poderiam continuar a ser usados até à década de 1990 (o
que aconteceu). Conforme tais críticos, os B-52 não precisariam penetrar as
defesas soviéticas, podendo disparar mísseis a partir de posições distantes das
fronteiras do inimigo.
✈Em
30 de junho de 1977, o golpe mais forte veio quando o recém-eleito presidente
Jimmy Carter anunciou que o governo não investiria mais na produção do
B-1 A, porem os testes poderiam continuar. Estes testes de avaliação levantaram
valiosos dados sobre o desempenho do avião, reatores, sistemas ofensivos,
defensivos e seu poder de penetração.
✈Em
5 de outubro de 1978 o segundo protótipo (n° 74-159) atingiu a velocidade
de Mach 2.2.
✈Em
29 de abril de 1981, o programa de desenvolvimento terminou formalmente como
último vôo do quarto protótipo, de n° 76-174.
A
extinção do projeto coincidiu com a eleição de Ronald Reagan para a
presidência. Logo após a sua tomada de posse o programa foi revigorado, passando
a se chamar B-1 B. Este é estruturalmente mais avançado, e emprega uma
configuração asas/fuselagem desenvolvida originalmente para um projeto da
Rockwell derrotado na disputa que levou à produção do McDonnell
Douglas F-15 Eagle, as entradas de ar tornaram-se fixas, ao invés das variáveis
como no projeto inicial. Ao contrário das instalações apertadas do B-52, o B-1
B tem beliches para descanso da tripulação em missões intercontinentais e até
um banheiro.
✈Em
4 de setembro de 1984, o primeiro B-1 B de série (82-0001) saiu da fábrica da
Rockwell, tendo o seu batismo de fogo no final de 1990 durante a operação
Tempestade no Deserto.
O
radar do B-1B é um Northrop Grumman APQ-164 com capacidade multímoda de
varredura eletrônica que fornece mapeamento do terreno em alta resolução e
permite, modo de seguimento do terreno, dados de velocidade e posicionamento
além de informações meteorológicas.
Um
fato interessante sobre o B-1B é que ele possui uma suíte de guerra eletrônica
extremamente avançada que lhe permite uma alta imunidade contra sistemas de
defesa antiaérea. Essa suíte é o sistema EDO Corporation AN/ ALQ-161, que
produz interferências contra os radares inimigos e atua de forma integrada ao
lançador de iscas infravermelhas. Para despistar mísseis guiados por radar, usa
o sistema AN/ALE-50 Towed Decoy System que lança iscas magnéticas que
embaralham o radar do missil impossibilitando a ele distinguir o que é o avião
alvo. O sistema de alerta de radar (RWR) A N/ALR-56 alerta ao piloto quando o
B-1B foi rastreado por algum radar hostil permitindo que o piloto e o navegador
tomem as medidas necessárias para se evadir de um ataque.
✈Características
gerais:
Tripulação: 4
tripulantes (comandante da aeronave, co-piloto, oficial de sistemas ofensivos e
sistemas defensivos oficial)
Capacidade
de carga: 56.700 kg; munições interna e externa combinadas;
Comprimento:
44,5 m;
Envergadura:
Asa estendidas 42 m, recolhidas 24 m;
Altura:
10,4 m;
Peso
vazio: 87.100 kg;
Motores: 4
× General Electric F101 -GE-102 turbofans
77,4 kN cada
Velocidade
máxima: Mach 1,25 (1.335 km / h) na altitude15.000 m;
Mach
0,92 (1.100 km / h) a 60-150 m;
Autonomia:
9.400 km
Teto
de serviço: 18.000 m
Leia
mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockwell_B-1_Lancer
Post (302) - Março de 2017