✈ É grande a probabilidade de que você
nunca tenha pilotado um caça na vida. Mesmo se esse for o seu caso, é ainda
mais improvável que você já tenha sido forçado a pousar em um porta-aviões.
Fosse essa a sua realidade, então você saberia que a enorme quantidade de
variáveis envolvidas nesse procedimento é o suficiente para deixar qualquer
piloto com níveis de estresse maiores do que os sofridos por tropas de
infantaria durante combate real.
Agora,
pilotos de caças dos modelos F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler estão
praticando pousos no porta-aviões USS Washington com o apoio de um sistema que
torna todo o procedimento extremamente mais fácil. A novidade se chama
Orientação Marítima Aumentada com Controles Integrados para Tecnologias
Habilitadores de Aproximação de Porta-Aviões e Recuperação de Precisão,
expressão que certamente foi escolhida porque, no idioma inglês, forma a sigla
MAGIC CARPET (“Tapete Mágico”).
✈O sistema permite que o piloto se
concentre apenas na tarefa de determinar o trajeto que o caça fará durante o
pouso, assumindo o comando de todos os outros cálculos e adaptações que possam
surgir por conta das mais sutis variações causadas por ventos, movimento da
embarcação e outros fatores. Consequentemente, a novidade aumenta bastante a
segurança e a eficiência do procedimento para os pilotos, que ainda estão no
controle, mas têm bem menos preocupações.
“-Todos os resultados mostraram benefícios,
com redução de dispersão de aterragem [diferença entre o ponto real e o ideal
de contato da nave com o solo] de mais de 50% quando comparados com as técnicas
de controle de pouso atuais”, afirmou o engenheiro-sênior de aeromecânica do
Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR, na sigla em inglês). Na prática,
isso significa que os pilotos conseguem pousar bem mais perto de onde realmente
queriam.
O
sistema reduziu o desvio de pouso em mais de 50% em todas as tentativas
A
expectativa original era que a novidade fosse lançada oficialmente em 2019, mas
os resultados nos testes foram tão positivos que a NAVAIR recebeu ordens de
entregar o sistema já como está antes disso. Isso significa que nem todas as
funções que deveriam estar incluídas na versão final estarão prontas, mas isso
também permitirá que o “Tapete Mágico”, renomeado para Modo de Pouso com
Precisão (PLM, na sigla no idioma original), receba sugestões de melhorias dos
próprios pilotos.
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