✈O Messerschmitt
Me 323, ou apenas Gigante, foi um avião militar alemão de transporte na Segunda
Guerra Mundial. Era um variante do modelo planador Me 321, e foi o maior avião
de transporte, baseado em terra, de toda a guerra. 213 Gigantes foram
construídos, sendo que alguns deles foram
convertidos diretamente do Planador Me 321.
✈No
começo de 1941, com o resultado das análises feitas por pilotos de transportes
alemães, que atuavam na Rússia, o comando alemão decidiu-se pela produção de um
variante motorizado do Me 321, que seria chamado de Me 323.
Ficou
decidido que usariam quatro motores radiais GR14N, da montadora francesa Gnome et
Rhône, com 1.164 HP. A ideia de usar estes motores franceses tinha como objetivo de desafogar a já
sobrecarregada indústria bélica da Alemanha Nazista.
✈Testes iniciais foram conduzidos usando os motores, acoplados à asas reforçadas do Me 321, que renderam ao avião modestos 210 km/h, cerca de 80km/h a menos que o Junkers 52, um avião de transporte já ultrapassado da Luftwaffe.
Um
chassi fixo foi montado, com quatro rodas pequenas na parte da frente do avião e
duas linhas de três rodas em cada lado da fuselagem, parcialmente cobertas por
uma carenagem, equipadas com freios pneumáticos, que poderiam parar a aeronave
em 200 metros.
A
pouca velocidade continuou ser um problema, então logo os engenheiros decidiram
optar por uma versão de seis motores e não quatro, como estavam tentando até
então. Para reduzir o peso e economizar em alumínio, muito da asa foi feita de
madeira compensada e de tecido, enquanto a fuselagem era de feita com tubos de
metal, com longarinas de madeira e coberto com tecido dopado, com uma estrutura
pesada no piso para
suportar a carga, de até 12 toneladas.
✈O compartimento de carga tinha 11 m de comprimento, 3 m de largura e 3,4 m de altura. Na maior parte das viagens, o Gigante transportava uma artilharia FH18 de 15cm acompanhado de semi-lagarta de transporte Sd.Kfz.7 dois caminhões 8.700, um canhão antiaérea de 88 mm e seus acessórios, 52 tambores de combustível, 130 homens ou 60 macas.
✈A
tripulação era formada por dois pilotos, dois engenheiros de voo e um operador
de rádio. Também era possível alocar mais dois atiradores. Os engenheiros
ocupavam duas cabines pequenas, uma em cada asa, entre a cabine principal e os
motores centrais. A função dos engenheiros era de monitorar a sincronização dos
motores, possibilitando ao piloto voar sem se preocupar com esse fator, apesar
dos pilotos ainda terem o total poder de decisão.
Apesar
dos esforços, a versão final do Me 323 alcançava apenas 219 km/h ao nível do
mar. Ele era armado com cinco metralhadoras MG 131.51, de 31 mm, posicionadas
atrás das asas, dentro da fuselagem. Elas eram controladas por uma tripulação
extra de atiradores ou, na falta deles, pelo operador de rádio e engenheiros.
✈Até
Setembro de 1942, o Me 323 foi usado na campanha tunisiana, e entrou em serviço
no teatro de guerra do Mediterrâneo em novembro de 1942. A alta taxa de aviões
de transporte do Eixo abatidos, tornou necessário o uso de um avião mais
resistente para atravessar os equipamentos através do Mediterrâneo, para manter
os Afrika Korps de Rommel na ofensiva.
Diversas
modificações foram feitas ao projeto inicial, com a adição de armamentos de
defesa, além de melhoras na estrutura da aeronave e aumento da capacidade total
de carga.
✈No entanto, o Me 323 continuou por toda a sua vida sofrendo com da sua fraca potência, tornando-se alvos fáceis para os caças aliados. Havia uma proposta para instalar seis motores radiais BMW 801 mais potentes, mas isso nunca aconteceu. O baixo desempenho aliado ao curto alcance de 1.000 a 1.200 km, já carregados inviabilizava o ME 323 para muitas missões. Apesar disso, os Me 323 foram um trunfo inestimável para os alemães, que o utilizaram de forma intensiva. O Gigante ficou em serviço entre 1942 e 1944.
✈No entanto, o Me 323 continuou por toda a sua vida sofrendo com da sua fraca potência, tornando-se alvos fáceis para os caças aliados. Havia uma proposta para instalar seis motores radiais BMW 801 mais potentes, mas isso nunca aconteceu. O baixo desempenho aliado ao curto alcance de 1.000 a 1.200 km, já carregados inviabilizava o ME 323 para muitas missões. Apesar disso, os Me 323 foram um trunfo inestimável para os alemães, que o utilizaram de forma intensiva. O Gigante ficou em serviço entre 1942 e 1944.
ESPECIFICAÇÕES:
Motorização:
Seis motores radiais Gnome&Rhône 14N 14 cilindros 950HP cada
Tripulação:
2 Pilotos, 2 engenheiros e 1 operador de radio
Comprimento:
28,20 m
Altura:
10,15 m
Área
da asa: 200 m2
Peso
vasio: 27.330 kg
Peso
máximo: 43.000 kg
Velocidade
máxima 285 km/h
Teto
de serviço 4.000 m
Autonomia
1.100 / 1.200 km
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