"-Encontrei
este artigo na internet, fala de coisas que os entusiastas da aviação já sabem,
mas tem os curiosos que sempre gostam de aprender algo mais, este texto é para
eles, mas se você é um dos que já sabem, vale a pena ler só para recordar,
vamos ao texto:"
“-
Um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, pode decolar com um peso
máximo total de 575 toneladas e transportar mais de 500 passageiros. Por outro
lado, um Cessna 152 decola com, no máximo, 757 kg e leva somente duas pessoas.
Apesar da diferença de tamanho, os princípios aerodinâmicos que fazem os dois
aviões voarem são exatamente os mesmos.
Para
se manter em voo, um avião precisa equilibrar quatro forças que atuam sobre
ele:
—
Sustentação
—
Peso
—
Tração
—
Arrasto
As asas sustentam.
Para
decolar, o avião precisa ter a força de sustentação maior do que o seu peso
atual, enquanto a tração também tem de ser maior que o arrasto.
A
sustentação do avião é obtida graças ao perfil aerodinâmico da asa. A parte de
cima tem uma curvatura mais acentuada, enquanto a parte de baixo é praticamente
reta. Isso faz com que o ar que passa por cima da asa tenha uma velocidade
maior do aquele que passa por baixo.
O
aumento da velocidade na parte de cima da asa faz com que a pressão seja mais
baixa do que na parte inferior da asa. Essa diferença de pressão produz uma
força que empurra a asa para cima, gerando a sustentação necessária para o
avião decolar e se manter em voo.
Essa
força, no entanto, só é gerada quando o deslocamento do avião atinge uma
determinada velocidade e também é influenciada pela densidade do ar e pelo
tamanho da asa. Em um Airbus A380, as asas medem 79,8 metros e o avião precisa
passar dos 250 km/h para sair do chão, enquanto as asas de um Cessna 152 têm 10
metros e o avião precisa de apenas 110 km/h para decolar.
Após
a decolagem, os aviões continuam com potência máxima nos motores para ganhar
altura o mais rápido possível. Somente após atingir um nível de segurança, os
pilotos diminuem um pouco a velocidade de subida, e o avião passa a ganhar
altura mais lentamente até a altitude de cruzeiro do voo.
Mais velocidade no
alto.
Com
o avião nivelado, a potência do motor é reduzida. No entanto, a velocidade do
voo fica maior já que o avião não está mais exercendo uma força de subida.
Nesse momento, a sustentação e o peso do avião devem ser equivalentes.
Ao
se aproximar do destino, o avião inicia a descida para o pouso. Ao
se aproximar do destino, o avião inicia a descida para o pouso. Para isso,
basta o piloto reduzir a velocidade do avião, reduzindo a potência do motor. A sustenção torna-se menor do que
o peso e o avião começa a perder altura. Ainda assim, o piloto consegue
controlar a velocidade do avião e é isso o que determina se a descida seja feita
de forma mais rápida ou mais devagar.
No
momento do pouso, o piloto reduz toda a potência do motor e controla a
velocidade com o ângulo do nariz do avião. Isso faz com que o avião desça da
forma mais suave possível até tocar a pista de pouso.”