✈ O Tu-160 (designado
pela NATO como Blackjack) é um bombardeiro estratégico, supersônico desenvolvido na ex União Soviética na década de 60. Poucas informações de
seu desenvolvimento e projeto estão disponíveis, eis o que conseguimos:
Estima-se que cerca de 32 unidades foram produzidas incluindo protótipos, no final de 2010 apenas 16 apresentavam capacidade operacional. Embora várias aeronaves de transporte civis e militares tenham dimensões maiores, o Tu-160 é a maior aeronave de combate, a maior aeronave supersônica e a maior aeronave com asas de geometria variável em operação atualmente.
A
história do Tu-160 remonta ao ano de 1965, quando três importantes
acontecimentos ocorreram:
-
O afastamento da vida política ativa de Nikita Khrushchev, o qual nunca vira
com bons olhos a arma aérea e parara a maioria dos programas de desenvolvimento
da aviação militar da ex URSS.
-
A formulação de uma nova doutrina de emprego de aeronaves para bombardeamento
estratégico (Advanced
Manned Strategic Aircraft (AMSA)), pela Força Aérea Norte Americana a
qual deu origem ao Rockwell B-1A.
Em
28 de Novembro de 1967 é iniciada uma competição para a construção de um
bombardeiro estratégico, com as seguintes especificidades técnicas:
- Alcance bélico entre 11.000 e 13.000 km;
- Alcance em velocidade subsônica e alta
altitude entre 16 e 18 km;
- Armamento constituído por mísseis de
cruzeiro nucleares.
A
Sukhoi apresentou um projeto com asa de geometria variável denominado T-4M,
como a disposição dos motores não permitia o transporte de armamento em casulos
internos, foi apresentada uma nova versão designada T-4 MS que nada
tinha de comum com a anterior, mas capaz de transportar dois
mísseis internamente e outros dois externamente.
Entre 1967 e 1968, o gabinete de Myasishchev trabalhou em quatro modelos diferentes sob a designação M-20.
A Tupolev juntou-se na demanda de um bombardeiro estratégico, optando por um projeto que não visava às especificações pretendidas pelo governo, argumentando que o esforço tecnológico e financeiro para obter um bombardeiro de mach 3.0 não compensava, em comparação a um de mach 2.3. Todos os seus projetos designados 160M foram baseados na asa delta do avião supersônico de transporte comercial Tupolev Tu-144.
Em
1972 a Força Aérea o escolheu o gabinete de Sukhoi como vencedor,
que no entanto se mostrou incapaz de atingir as especificações exigidas,
obrigando à abertura de uma segunda fase da competição, na qual foi diminuída a
velocidade máxima para mach 2.3, possibilitando assim o regresso de Tupolev com
o seu projeto 160M.
Devido
à equipe de desenvolvimento do gabinete de Myasishchev ter sido
considerada demasiado pequena, para assegurar a grandeza do projeto, foi o
departamento Tupolev encarregado do desenvolvimento, o que pesou foi a
sua experiência acumulada desde 1930 no fabrico e desenvolvimento de
bombardeiros.
Com
o auxílio dos respectivos departamentos governamentais e institutos de
investigação científica foram escolhidos os sistemas da aeronave, bem como os
motores que numa fase inicial seriam os Kuznetsov NK-25, mas que devido à
alta taxa de consumo de combustível foram preteridos a favor de um novo modelo Kuznetsov NK-32 desenvolvido especificamente para o Tu-160 (1). Este veio a ser o mais
potente motor jamais construído, para propulsionar um avião. Foi testado pela
primeira vez num TU-142 em 1980 e a sua produção iniciada em 1983.
Motor Kuznetsov NK-32 |
Na
construção das células foram usadas de modo extensivo, materiais nada usuais na
construção aeronáutica Soviética à época, como ligas de titânio e de alumínio,
ligas de aço de alta qualidade e materiais compósitos os quais reduziram
significativamente peso vazio do avião.
Em
25 de Novembro 1981, o primeiro de dois protótipos ficou pronto e foi
fotografado pela primeira vez por um satélite de reconhecimento
Norte-Americano.
Em
18 de Dezembro de 1981 junto a um Tupolev Tu-144, voou pela primeira vez,
iniciando uma série de testes que de um modo geral tiveram sucesso, excetuando
a necessidade de uma nova geometria da cauda.
Em
1985 foi tomada a decisão para a construção de cem exemplares, o que veio
a ser contrariado pela evolução política e consequente desmembramento da União
Soviética.
Desde
2008 o governo russo fala sobre modernizações nos bombardeiros Tu-160, porem apenas
quatro unidades foram modernizadas.
Em
Abril de 2015 o Ministro da Defesa da Rússia Serguei Choigu afirmou
que os Tu-160 voltarão a ser produzidos e modernizados e a nova versão do
Tu-160 terá capacidades "Stealth".
Em
1994, uma versão comercial destinada ao lançamento de satélites foi apresentada
no Singapura Air Show pelos parceiros Russos MKB Raduga, OKB
MEI, Tupolev e a empresa Alemã OHB-System.
Em
1995, no Paris Air Show, foi apresentado em exposição estática
o Tu-160 0401, equipado com um foguete de dois andares para o
lançamento de satélites.
Em
1998 os Alemães retiraram-se do projeto.
Em
Dezembro de 2010 estavam operacionais 26 Tu-160. Contudo no relatório dos
acordos START apenas estão referenciados 16 aeronaves com capacidade
operacional. Os Tu-160 pertencem 121.º Regimento de Guardas de
Bombardeiros Pesados a operar na Base aérea de Engels.
Além
destas unidades, existem mais três baseadas
em Zhukovskiy considerados aviões de teste, dos quais apenas um
possui capacidade de voo. Uma quarta unidade de teste deu entrada na fábrica
de Kazan para ser submetido a um programa de atualização.
Após
o desmembramento da União Soviética a Ucrânia por decisão do
seu parlamento tomou posse de todo o equipamento militar estacionado no
seu território, no qual estavam englobados 19 Tu-160. 12 Unidades foram
devolvidas a Rússia, as demais foram desmanteladas. Em 2001 o ultimo Tu-160 Ucraniano foi
desmantelado, devido ao seu alto custo de manutenção, falta de combustível e de
peças.
Especificações:
Tripulação: 4
Comprimento: 54,1 m
Altura: 13,1 m
Envergadura: 55,7 m
Área
alar: 371,6 m²
Peso
vazio: 110 000 kg
Peso
normal : 267 600 kg
Peso
máx. descolagem: 275.000 kg
Combustível
máximo: 171.000 kg
Teto
de serviço: 15.000 m
Velocidade
de descolagem e aproximação: 270 km/h
Pista
p/ descolar c/ peso máximo: 2,200 m
Pista
p/ aterrar c/ peso máximo: 1,600 m
Velocidade
máx. ao nível do mar: mach 1.0
Velocidade
máx em altitude: mach 2.05
Alcance
só combustível interno: 12.300 km
Armamento: até
40.000 kg em compartimento interno
Motores: 4
x Kuznetsov NK-32
Potência:4
x 245.17 kn com pós-combustão
(1) https://gazetarussa.com.br/ciencia/2014/11/19/propulsor_de_novo_bombardeiro_estrategico_e_mantido_em_segredo_28305
"Somente para constar: Esta aeronave é bastante semelhante ao Rockwell B-1 Lancer, americana, veja as postagens sobre o assunto em:
aerosngcanela/2017/03/rockwell-b-1-lancer.html
e
aerosngcanela/2015/05/bombardeiro-estrategico-o-rockwell-b-1.html"
Post (313) - Julho de 2017 (97.060)