✈ Normalmente o empuxo de um avião é fixo em uma linha
paralela ao eixo longitudinal da aeronave, seguindo seu centro de massa. O
empuxo garante a propulsão, mas não a capacidade de manobra. Essa é conseguida
com superfícies móveis que afetam o fluxo de ar.
Isso
significa que dependendo da velocidade o avião responde de forma diferente aos
comandos e, em alguns casos, perde totalmente autoridade aerodinâmica.
Isso
gera uma capacidade de manobra incrível, mas nos tempos modernos isso não é tão
importante. As batalhas aéreas não são mais como nas duas primeiras Guerras
Mundiais. Um míssil tem muito mais velocidade e capacidade de manobra do que
qualquer avião, e não se importa se ele começar a fazer piruetas.
Em
aviação de combate existe uma máxima: “Velocidade é Vida”. As manobras
vetoriais consomem toda a energia cinética do avião, e isso é péssimo, mas para
shows aéreos é algo impressionante e os russos são os melhores. O F-22 só
possui empuxo vetorial em um eixo, já o Su-35 trabalha em dois eixos, e bem
pilotado é lindo, veja o vídeo abaixo:
https://youtu.be/yVlmoNtcyhY
Postado
originalmente por Carlos Cardoso no site MeioBit
http://meiobit.com/empuxo-vetoria-show-com-su-35/
http://meiobit.com/empuxo-vetoria-show-com-su-35/