✈ O Beck-Mahoney Sorceress é
uma aeronave biplana projetada para participar de provas de alta velocidade,
foi concebido por uma equipe composta por Seldon Mahoney e seu filho, que
recebeu melhorias posteriores realizadas pelo piloto Don Beck.
A
aeronave é notável por ser o primeiro biplano a exceder os 320 km / h em uma prova
de corrida e também por receber a distinção de ser o mais bem sucedido biplano
de corrida na história da aviação.
o
Sorcerres, um biplano "reverso-escalonado"(1), representa um estado da arte no
momento na sua concepção e continua a ser um dos clássicos grande projeto das corridas aéreas dentro dos Estados Unidos.
Lee
Mahoney, seu projetista, tem uma grande experiência em construção de estruturas
com materiais compósitos, tecnologias de ligação, e dinâmica de fluidos
computacional, todo este conhecimento foi aplicado no projeto do Sorceress, alcançando
o sucesso nas suas notáveis características de design, sendo algumas delas:
-A utilização de fluxo de ar de escape do
motor para proporcionar um efeito fluxo laminar ao longo da fuselagem,
aumentando a eficiência do leme;
-
Os aerofólios das asas foram concebidos com uma secção simétrica de forma a
proporcionarem uma eficiência muito alta, permitindo elevações com o mínimo de
perda de velocidade;
-
O Sorceress possui uma grande quantidade de elementos compostos, sendo uma
das primeiras fuselagens projetadas para demonstrar a racionalização quase que perfeita
destes materiais; os suportes da asa são apenas um exemplo disto, o Sorceress poderia
ser capaz de voar sem eles, mas as regras das competições o obrigaram a usá-los;
Sorceress foi
projetado dentro das regras da classe ARPA Biplano de 1965, no entanto, por
volta de 1972 os demais concorrentes desgostosos do seu sucesso conseguiram
motivar os juízes para bani-lo das competições.
A
configuração original usa um motor de construção limitada da Teledyne
Continental O-360, este é um motor comum, refrigerado a ar, com cárter de óleo
e ignição eletrônica;
O
trem de pouso original sofreu colapso em várias ocasiões levando a equipe a melhorar
o material empregado e reforçar os braços;
Lee
Mahoney, não obstante das severas críticas ao seu projeto, mantém a pretensão
de ter construído o biplano tecnologicamente mais avançado do mundo, e sua
história de corrida provou a fé e habilidade de sua equipa, patrocinadores e
pilotos.
Características
gerais:
Tripulação: 1
Comprimento:
5,18 m
Envergadura: 4,88
m
Área
da asa: 9,1 m 2
Peso
vazio: 317 kg
Peso
máximo na decolagem: 503 kg
Capacidade
de combustível: 170 L
Motorização: 1
× Lycoming O-290 -3, quatro cilindros horizontalmente
opostos arrefecida ao ar com 125 cv
Velocidade
máxima: 325 km / h
Autonomia:
930 km
(1)Reverso escalonado, refere-se a posição relativa entre as asas do biplano, esta denominação da-se quando a asa inferior estiver localizada à frente da asa superior.
(1)Reverso escalonado, refere-se a posição relativa entre as asas do biplano, esta denominação da-se quando a asa inferior estiver localizada à frente da asa superior.
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