✈Com
a intenção de criar um bombardeiro leve de alta velocidade com uma boa
aerodinâmica Viktor Bolkhovitinov projetou uma aeronave que ficou conhecida como
Bolkhovitinov S ou Sparka.
Durante
os ensaios de vôo, a Força Aérea Soviética (VVS) se referiu à aeronave como
S-2M-103 Skorostnoy (alta velocidade) no entanto, várias outras designações
foram aplicadas ao longo dos anos.
A
designação mais comum foi "Sparka" que significa gêmeo, pelo fato dela
ser impulsionada por dois motores M-103 em tandem, ou seja montadas
longitudinalmente.
O
Sparka era uma aeronave de asa baixa de construção totalmente em alumínio com
película tensionada, tinha uma cauda dupla para aumentar o campo de tiro do
artilheiro traseiro. O trem de pouso era completamente retrátil, sendo que a
engrenagem principal era retraída em direção à parte traseira e as rodas giravam
a 90 graus para ficarem planas dentro das asas.
O
piloto e o navegador / bombardeiro / artilheiro sentaram-se em tandem em um
cockpit longo. Entre o piloto e o segundo membro da tripulação havia um
compartimento para bombas de até 400 kg. Possuía janelas nas laterais e uma de
no fundo da fuselagem, logo atrás do compartimento de bombas, que fornecia ao bombardeiro
uma boa visão do chão, ambas em plexiglass.
O
Sparka era alimentado por dois motores Klimov M-103A posicionados no longo
nariz da aeronave um atrás do outro. Este conjunto motor acoplado foi designado
como M-103SP, derivado da M-100, que era
uma cópia licenciada dos Hispanic-Suiza 12Ybrs, e produzia 960 hp.
Os
motores eram refrigerados a água por um radiador único, instalado em um grande
duto logo abaixo do motor traseiro, que atendia os dois motores.
Cada
motor acionava a uma hélice de três pás coaxiais, girando em contra rotação. O
motor dianteiro acionava a hélice traseira e o motor traseiro acionava a hélice
dianteira através de um eixo de transmissão que percorria o eixo principal do
motor dianteiro.
Este
arranjo de motor a hélice era semelhante ao usado pelo FIAT AS.6 , o italiano
MC.72 , Hispano-Suiza 12Y e no Arsenal francês VB 10.
Em
1937, Bolkhovitinov iniciou o trabalho de design no Sparka;
Em
julho de 1938 começou a construção do primeiro protótipo;
Em
janeiro de 1940 a aeronave fez seu primeiro vôo (alguns dizem, que foi no final
de 1939) com B. N. Kudrin nos controles;
Motor Macchi MC-72 |
Também
em janeiro de 1940 uma versão desenvolvida em paralelo, de um único motor, voou
para testar esta configuração, já não era a mesma aeronave, totalmente
descaracterizada ficando conhecida como S-1.
De
setembro a dezembro de 1940 uma nova asa foi projetada e testada, com uma seção
de aerofólio NACA-230 destinada a melhorar o desempenho na decolagem e pouso da
aeronave.
No
início de 1942 a aeronave com o único motor M-105P de 1.050 hp, foi testada com
esquis, atingindo uma velocidade máxima de apenas 400 km / h. Era equipada com
um canhão no eixo do motor para disparar através do cubo da hélice.
Outros
modelos com outras configurações foram testados. Até onde se sabe esta aeronave
nunca chegou a entrar em produção e o seu desenvolvimento foi abandonado em
resultado da invasão da Alemanha no final da Segunda Guerra.
Características
gerais:
Tripulação: 2
Comprimento: 13,2
m
Envergadura: 13,8
m
Área
da asa: 26 m 2
Peso
bruto: 5.652 kg
Potência: 2
× Klimov
M-103 , V12, 960 HP cada
Velocidade
máxima: 570 km / h
Autonomia: 700
km
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Post (318) - Agosto de 2017 (99.330)