✈Normalmente,
para um avião decolar de um porta-aviões, o processo envolve um equipamento
tipo catapulta que dá o empurrão inicial na aeronave – o sistema mais usado
atualmente funciona usando o vapor produzido pelo reator nuclear dos
porta-aviões e precisa de uma caldeira dedicada, o que limita também o desenho
das aeronaves que o usam.
Recentemente
entrou em teste na Marinha dos Estados Unidos um sistema que usa a força eletromagnética
para este serviço, que não é só um método mais eficiente de lançamento de
aviões se comparado às turbinas de vapor, ele também economiza 30% de energia
no processo.
A
primeira aeronave tripulada a usar o chamado o sistema Electromagnetic Aircraft
Launch System (EMALS) instalado no USS Gerald R. Ford, foi o F/A-18 Super
Hornet, demonstrando a viabilidade do projeto. A “catapulta” eletromagnética de lançamento faz
com que a aeronave atinja uma velocidade inicial de quase 280 km/h na pequena
da pista de lançamento do porta-aviões.
O
sistema mais comum, atualmente em uso, o a vapor, exige uma manutenção constante
e de difícil de ajuste para ser usado em aeronaves menores e não tripulados do
tipo drone.
O
EMALS, que precisa somente de energia elétrica para funcionar, tem uma
manutenção mais barata, usando menos componentes e também economizando o espaço
ora utilizado pelas extensas redes de tubos de vapor.
Esta
previsto pela Marinha que todos os novos porta-aviões da classe Ford serão
equipados com o EMALS, que será utilizado para a decolagem de alem do F/A-18
Super Hornet, outras aeronaves, tais quais o E2D Hawkeye e o EA-18G Growlers,
além dos drones não-tripulados.
✈28
de julho de 2017 – No vídeo, um Super Hornet F / A-18F pertencente ao Esquadrão
de Teste e Avaliação do Ar (VX) 23, pilotado pelo Lt. Cmd. Jamie Struck foi
lançado convés de USS Gerald R. Ford (CVN 78). O posta-aviões esta realizando
testes operacionais e de avaliação do sistema, lançando e recuperando a sua
primeira aeronave de asa fixa na costa da Virgínia. O primeiro pouso preso, ou
"armadilha", ocorreu às 15:10 (EST) e o primeiro lançamento da
catapulta eletromagnética aconteceu às 16h37 (EST). (U.S. Navy video /
Released)
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