✈O convertiplano é um tipo de
aeronave que alterna durante o vôo o seu método de decolagem tipo elevador para
vôo horizontal que teve o seu desenvolvimento retomado no início da década de
50.
A
Fédération Aéronautique Internationale define-o de forma mais restrita
como uma aeronave que usa a energia do rotor para decolagem e aterragem
verticais (VTOL ) e converte-se após a elevação em uma
aeronave de asa fixa em vôo normal.
Os
convertiplanos podem ser divididos em duas classes amplas, com base se o
rotor é fixado como em um helicóptero ou as nacelas dos motores girando para fornecer impulso no
vôo para frente, como um propulsor.
Os
Convertiplanos apareceram apenas ocasionalmente no decorrer da história da
aviação.
Em
1920 Frank Vogelzang apresentou uma patente para um convertiplane, mas o
projeto nunca foi construído.
Bell-Boeing V-22 Osprey |
Entre
1937 e 1939, o designer britânico LE Baynes desenvolveu uma proposta para o seu
Heliplane, um avião de conversão com duas nácaras inclinadas montadas na asa
que contém os motores e o trem de pouso principal.
As rodas ao se retrairem,
ficavam parcialmente cobertas e salientadas da parte traseira das nacelles
quando em vôo para frente. Os motores propostos eram de um design incomum
de turbina a gás híbrido, no qual o propulsor era expulsado por uma turbina a
gás fornecida por um gerador de gás quente.
McDonnell XV-1 |
O projeto de Baynes não
obteve o apoio oficial e nunca foi construído. O seu design básico de
cerca de 20 anos atrás, e acabou por se tornar a base do bem sucedido Tiltrotor(1) Bell-Boeing
V-22 Osprey .
Na
década de 1950, o conceito ganhou atenção nos Estados Unidos como uma melhoria
pretendida de helicópteros, mas os experimentais McDonnell XV-1 e Bell XV-3 não entraram emprodução.
Bell XV-3 |
Em
2011, o Bell-Boeing
V-22 Osprey é
possivelmente o único exemplo a entrar em produção e em serviço com dos
militares dos Estados Unidos, sendo um projeto indiretamente derivado do
trabalho de Bell nos XV-3 e XV-15 .
Clique em [ ] no canto inferior direito para
vera a imagem em tela cheia.
✈O magazine “Popular Mechanic” editado nos Estados Unidos da América em sua edição de junho de 1954 dedica uma ampla reportagem a este tipo de aeronave, que inclusive já foi objeto de algumas postagens neste mesmo blog.(Veja em marcadores “Convertiplano”)
(1)https://en.wikipedia.org/wiki/Tiltrotor