Páginas

20171124

Convertiplano

O convertiplano  é um tipo de aeronave que alterna durante o vôo o seu método de decolagem tipo elevador para vôo horizontal que teve o seu desenvolvimento retomado no início da década de 50.

A  Fédération Aéronautique Internationale  define-o de forma mais restrita como uma aeronave que usa a energia do rotor para decolagem e aterragem verticais (VTOL  ) e converte-se  após a elevação em uma aeronave de asa fixa em vôo normal.
Os convertiplanos podem ser divididos em duas classes amplas, com base se o rotor é fixado como em um helicóptero ou as nacelas dos motores girando para fornecer impulso no vôo para frente, como um propulsor.

Os Convertiplanos apareceram apenas ocasionalmente no decorrer da história da aviação.

Em 1920 Frank Vogelzang apresentou uma patente para um convertiplane, mas o projeto nunca foi construído. 
Bell-Boeing V-22 Osprey
Entre 1937 e 1939, o designer britânico LE Baynes desenvolveu uma proposta para o seu Heliplane, um avião de conversão com duas nácaras inclinadas montadas na asa que contém os motores e o trem de pouso principal. 
As rodas ao se retrairem, ficavam parcialmente cobertas e salientadas da parte traseira das nacelles quando em vôo para frente. Os motores propostos eram de um design incomum de turbina a gás híbrido, no qual o propulsor era expulsado por uma turbina a gás fornecida por um gerador de gás quente. 
McDonnell XV-1
O projeto de Baynes não obteve o apoio oficial e nunca foi construído. O seu design básico de cerca de 20 anos atrás, e acabou por se tornar a base do bem sucedido Tiltrotor(1) Bell-Boeing V-22 Osprey .

Na década de 1950, o conceito ganhou atenção nos Estados Unidos como uma melhoria pretendida de helicópteros, mas os experimentais McDonnell XV-1 e Bell XV-3 não entraram emprodução.
Bell XV-3

Em 2011, o  Bell-Boeing V-22 Osprey é possivelmente o único exemplo a entrar em produção e em serviço com dos militares dos Estados Unidos, sendo um projeto indiretamente derivado do trabalho de Bell nos XV-3 e XV-15 .

Clique em [ ] no canto inferior direito para vera a imagem em tela cheia.



O magazine “Popular Mechanic” editado nos Estados Unidos da América em sua edição de junho de 1954 dedica uma ampla reportagem a este tipo de aeronave, que inclusive já foi objeto de algumas postagens neste mesmo blog.(Veja em marcadores “Convertiplano”)

(1)https://en.wikipedia.org/wiki/Tiltrotor

Post (335) - Novembro de 2017