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Saunders-Roe SR.45 Princess foi o maior hidroavião de todos os tempos, era
construído totalmente em metal,
desenvolvido muito antes dos aviões de passageiros a jatos dominarem os céus, desenvolvido
e construído por Saunders-Roe em suas instalações em Cowes
na Ilha Wight.
Em
1945, em resposta a um convite feito pelo Ministério das Forças
Britânicas, que buscava designs em empresas de aviação para um novo hidroavião
de longo alcance, que deveria operar na frota da BOAC como transatlântico de
passageiros, a Saunders -Roe decidiu enviar uma proposta com base na
especificação solicitadas.
Após
as avaliações de uma variedade de diferentes métodos e configurações de
propulsão, a equipe de design selecionou o motor Bristol Proteus, ainda em
desenvolvimento para atender os enormes requisitos de energia do gigante.
Em
maio de 1946, a proposta feita pela Saunders-Roe foi selecionada como
vencedora, levando a empresa a receber uma ordem para a produção de três protótipos
SR.45 .
Em
22 de agosto de 1952, o primeiro protótipo do Princess, G-ALUN ,
realizou o seuprimeiro voo.
Entre
1952 e 1954, o primeiro protótipo realizou um total de 47 voos de teste, incluindo
duas aparições públicas no Farnborough Airscgow.
Embora
o contrato de desenvolvimento inicial tenha sido cumprido com sucesso, o BOAC
decidiu se concentrar em suas rotas terrestres usando o CometaDe Havilland. A
era dos grandes hidroaviões efetivamente terminou antes da conclusão desta
aeronave.
Os
trabalhos no Princess foram finalmente cancelados depois de terem sido
produzidos três exemplares, sendo que apenas um dos quais voou.
Em
meados da década de 1950, as grandes embarcações comerciais de vôo estavam
sendo cada vez mais ofuscadas por aviões terrestres.
Fatores
como a melhoria das pistas e em aeroportos em função da segunda
grande guerra, aumentaram a viabilidade de aeronaves terrestres, mais leves e sem
o arrasto dos cascos do barco que eram necessários em hidroaviões ou as medidas
atenuantes necessárias contra a corrosão causada pela água do
mar. Após o término do projeto, os três protótipos construídos foram
armazenadas com a intenção de vendê-los; No entanto, após a recepção de
uma oferta promissora para a aeronave, uma inspeção verificou que os cascos
estavam corroídos. Como resultado, os três foram descartadas.
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Com
uma envergadura que rivalizava com um A350. Alimentado por dez motores
turboélice. Oferecia aos seu passageiros o que existia de melhor na época em
termos de conforto e luxo embarcado em aeronaves, a fora ser pressurizado.
Mas
o Princess nunca foi colocado a serviço em rotas comerciais, não chegando a
receber passageiros em sua grande fuselagem de dois andares.
O
único cliente do avião, a British Overseas Airways Corporation (BOAC), tinha a
intenção de colocar o Princess em sua prestigiada rota de Londres para Nova
York. No entanto, no momento em que o primeiro protótipo foi concluído e elevou-se
ao ar, BOAC já havia decidido que o Age of the Flying Boat logo seria
substituído pela Jet Age e retirou o seu o apoio ao desenvolvimento do Princess.
O
programa Princess foi então cancelado pelo governo do Reino Unido, e o único
protótipo de vôo e duas estruturas que encontravam-se em construção foram
descartados.
Características
gerais:
Tripulação: 2
pilotos, 2 engenheiros de voo, 1 operador de rádio e 1 navegador
Capacidade: 105
passageiros em cabines turísticas e de primeira classe / carga descartavel de
62.142 kg
Comprimento:
45 m
Envergadura:
66.90 m com flutuadores de pontas laterais retraídos e 63,86 m flutuadores
estendidos.
Altura:
16.99 m
Área
da asa: 466 m 2
Peso
vazio: 86.183 kg
Peso
bruto: 149.685 kg
Peso
máximo de decolagem: 156.501 kg
Motorização: 4
× Bristol Coupled-Proteus 610 Motocultivadores
acoplados (cada um composto de dois Proteus), 2.500 hp cada + 3.65 kN de
impulso residual a 10.000 rpm ao nível do mar.
Potência
máxima contínua: 2.050 hp + 3.11 kN de pressão residual a 9.500 rpm ao
nível do mar.
Central
de energia: 2 × Bristol Proteus 600 turbopropulsores,
2.500 hp + 820 lbf 3.65 kN de pressão residual a 10.000 rpm.
Velocidade
máxima: 611 km / h a 11,000 m de altura
Velocidade
de cruzeiro: 579 km / a 9.500 m de altura
Autonomia: 15
horas de voo
Teto
de serviço: 12,000 m