Uma das aeronaves mais citadas na história das
primeiras companhias aéreas é o Farman F.60 Goliath, foi a primeira aeronave de
transporte civil francesa, derivada do bombardeiro F.50 concebido em 1918.
Tratava-se
um biplano construído de madeira revestido de tecido, tinha uma estrutura
simples, robusta e leve, equipado com um trem de pouso fixo de três baias. As
asas eram retangulares com um perfil constante aerodinamicamente equilibrado
por ailerons instalados em ambas as asas superiores e inferiores.
Voou pela primeira vez em janeiro de 1919 e em 22 de março de 1919 começou a operar o primeiro serviço
internacional regular da história da aviação, ligando Bruxelas a Paris, sob a
bandeira da Lignes Aériennes Farman(1).
Logo A aeronave estava voando por toda a Europa e até
na América do Sul. O Goliath ficou em serviço por mais de 10 anos e se tornou
um dos mais famosos aviões de seu tempo.
Criado durante a Primeira Guerra Mundial pela Farman
Aviation Works, empresa dos irmãos Farman. Era um gigante em sua época,
concebido para ser um bombardeiro pesado capaz de
transportar 1.000 kg de bombas, impulsionado por dois motores radiais Salmson
Z.9 refrigerados a água, com potência
variando entre 260 e 424 HP, com 14 m de comprimento, 26.5 m de envergadura e 5
m de altura.
Sua motorização permitia transportar até uma tonelada
de carga, a uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, sob um teto operacional de até
6.200 m. Sua configuração permitia, também, um alcance de até 400 quilômetros.
O seu fim na aviação militar coincidiu com o da
Primeira Guerra Mundial, no entanto Farman foi rápido para entender que ele
poderia ser facilmente modificado para ser convertido em um avião comercial.
Em 1920, a
aviação comercial estava começando a se desenvolver e as
companhias aéreas que estavam aparecendo muito rapidamente em toda a Europa foram
rápidas em adquirir o F.60.
Com o novo arranjo da cabine de passageiros o com
grandes janelas para dar aos passageiros uma vista dos arredores, o Goliath
poderia transportar até 14 passageiros, uma grande vantagem estratégica,
em uma época em que predominavam aeronaves monopostas e bipostas.
Aproximadamente 60 Goliath foram construídos entre
1927 e 1929, oito Golias com vários tipos de motores foram construídos sob
licença na Tchecoslováquia, quatro por Avia e quatro por Letov .
Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Farman_F.60_Goliath
(1)Lignes Aériennes Farman
tornou-se o núcleo da Air France nos anos 1930 hoje a Air-France KLM é uma das
companhias aéreas mais confiáveis do
mundo.
Post (365) –
Fevereiro de 2019