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20190212

Farman F.60 Goliath



Uma das aeronaves mais citadas na história das primeiras companhias aéreas é o Farman F.60 Goliath, foi a primeira aeronave de transporte civil francesa, derivada do bombardeiro F.50 concebido em 1918.

Tratava-se um biplano construído de madeira revestido de tecido, tinha uma estrutura simples, robusta e leve, equipado com um trem de pouso fixo de três baias. As asas eram retangulares com um perfil constante aerodinamicamente equilibrado por ailerons  instalados em ambas as asas superiores e inferiores. 
Voou pela primeira vez em janeiro de 1919 e em 22 de março de 1919 começou a operar o primeiro serviço internacional regular da história da aviação, ligando Bruxelas a Paris, sob a bandeira da Lignes Aériennes Farman(1).
Logo A aeronave estava voando por toda a Europa e até na América do Sul. O Goliath ficou em serviço por mais de 10 anos e se tornou um dos mais famosos aviões de seu tempo.

Criado durante a Primeira Guerra Mundial pela Farman Aviation Works, empresa dos irmãos Farman. Era um gigante em sua época, concebido para ser um bombardeiro pesado capaz de transportar 1.000 kg de bombas, impulsionado por dois motores radiais Salmson Z.9 refrigerados  a água, com potência variando entre 260 e 424 HP, com 14 m de comprimento, 26.5 m de envergadura e 5 m de altura. 


Sua motorização permitia transportar até uma tonelada de carga, a uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, sob um teto operacional de até 6.200 m. Sua configuração permitia, também, um alcance de até 400 quilômetros.
O seu fim na aviação militar coincidiu com o da Primeira Guerra Mundial,  no entanto Farman foi rápido para entender que ele poderia ser facilmente modificado para ser convertido em um avião comercial.

Em 1920, a aviação comercial estava começando a se desenvolver e as companhias aéreas que estavam aparecendo muito rapidamente em toda a Europa foram rápidas em adquirir o F.60. 

Com o novo arranjo da cabine de passageiros o com grandes janelas para dar aos passageiros uma vista dos arredores, o Goliath poderia transportar até 14 passageiros, uma grande vantagem estratégica, em uma época em que predominavam aeronaves monopostas e bipostas.

Aproximadamente 60 Goliath foram construídos entre 1927 e 1929, oito Golias com vários tipos de motores foram construídos sob licença na Tchecoslováquia, quatro por Avia  e quatro por Letov .


(1)Lignes Aériennes Farman tornou-se o núcleo da Air France nos anos 1930 hoje a Air-France KLM é uma das companhias aéreas mais confiáveis ​​do mundo.

Post (365) – Fevereiro de 2019