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20190325

Convair NX2 – Bombardeiro Nuclear USA


 Em maio de 1946, o projeto Energia Nuclear para a Propulsão de Aeronaves (NEPA) foi iniciado pela Força Aérea dos Estados Unidos da América - USAF. Os estudos deste programa foram feitos até maio de 1951, quando o NEPA foi substituído pelo programa Propulsão Nuclear de Aeronave (ANP).

Os estudos foram conduzidos pela Convair visando à configuração de um bombardeiro nuclear denominado NX-2 durante as décadas de 50 e 60.  A configuração do NX-2, uma aeronave mais ou menos do tamanho de um B-52 foi projetada para ser alimentada por um turbojato da General Electric movido a energia nuclear. Tendo como fonte de energia um reator nuclear esférico blindado usado o urânio 235 ou o plutônio 239 como combustível para fornecer a fonte de ar aquecido para propulsão. 

A Convair, a General Electric e Pratt & Whitney, tornaram-se as principais empreiteiras trabalhando neste esforço. 
 Em setembro de 1955, um B-36 modificado e mais tarde o B-36H iniciaram um programa 47 vôos para obter dados de blindagem e processamento nuclear (sem empuxo) utilizando um reator de 1 megawatt.
De janeiro de 1956 a 1960, a General Electric testou com sucesso os motores de duplo jato movidos por reatores em testes no solo visto que estes reatores eram grandes demais para o vôo.

Em novembro de 1960, foi decidido pelo Departamento de Defesa que uma aeronave nuclear não era mais necessária em vista do desenvolvimento de novos ICBMs com propulsão nuclear, mísseis balísticos lançados por submarinos, reabastecimento de bombardeiros SAC em vôo, etc. Presidente John Kennedy, sob conselho do Secretário do DOD, Robert McNamara, cancelou o programa de testes 165 em janeiro de 1961, após 14 anos de pesquisa.
Algumas informações de um livro de David M. Carpenter sobre o Jato de Propulsão Nuclear NX-2 Convair e o Motor a Jato Nuclear GE X211 / J87.
O Convair NX2 foi um projeto de bombardeio de propulsão atômica iniciado pelo Convair há cerca de meio século. 

Abaixo você encontrará um interessante artigo em inglês retirado de Science and Mechanics de janeiro de 1961, leia abaixo um resumo do texto da página principal:

“ O Modelo NX2, da Convair, esperado por um átomo de energia atômica, está, por fim, nas pranchetas, em vários estágios de construção e testes de componentes.
Depois de 14 anos de pesquisa e um investimento de cerca de 1 bilhão de dólares, o reator do avião está em teste em dois sistemas de motores diferentes e estão em desenvolvimento avançado, ambos previstos para testes de vôo.

O que levará ao ar esta aeronave em algum momento de 1964.

O bombardeiro "mais quente" da América, grande como um B-52,

terá asas varridas e superfícies não ortodoxas de controle da cauda.
Embora as características vitais do NX2 ainda estejam envoltas em segredo, a aeronave que em breve será construída em Fort Worth, Texas, medirá cerca de 180 pés e ter uma envergadura de cerca de 150 pés.
Suas asas não transportarão motores, exceto dois jatos convencionais
planejados apenas para vôos experimentais. Assim, o avião terá asas mais finas e mais largas do que as do B-52 destinadas a balancear seu reator pesado e suas radiações.
As superfícies de controle dos estabilizadores verticais e horizontais serão menores do que nos aviões a jato de tamanho comparável.
Isso ocorre porque o centro de gravidade do avião não mudará como em aviões a jato, já que consomem combustível. Um quilo de combustível atômico provavelmente o manterá no ar por 24 horas ou mais.
Reactor esférico blindado é Coração do NX2, conterá urânio 235 ou plutônio 239, como combustível, ambos materiais facilmente fissionáveis.
A possibilidade de que possam haver dois reatores atuando como a fonte de ar aquecido para fornece o impulso.
Um único grama de combustível do reator gera cerca de 1 milhão de watts durante a fissão em um dia e aumenta a temperatura do reator bem acima de 650 oC.
O capitão Thomas L. Jackson, um tecnólogo nuclear da Força Aérea, calcula que, para alimentar um bombardeiro nuclear próximo à velocidade do som e a altitudes de 18.000 m, um reator deveria fornecer aproximadamente de 300 mgw.
Isso equivale a cerca de 300 gramas de combustível atômico por dia, o que torna o reator "rápido" em desenvolvimento para o NX2 muito eficiente. Reatores rápidos diferem dos tradicionais por não conterem hastes de controle nem moderadores.
 Na ausência de hastes de controle, a fissão é regulada movendo os elementos combustíveis ou segmentos refletores no núcleo do reator para aumentar ou diminuir o número de nêutrons e, portanto, a taxa de fissão.
Um técnico nuclear sugere que o reator rápido do NX2 podossa ser controlado por um tambor rotativo, revestido em um lado com boro. Controlado a partir da cabine, o lado do boro do tambor pode ser girado para absorver nêutrons e assim retardar ou interromper o processo de fissão.
Enquanto o reator do NX2 está sob teste na Estação de Testes de Reactor Nacional da AEC, Arco, Idaho, dois sistemas de motor a jato estão em desenvolvimento avançado. A usina elétrica de ciclo direto da General Electric suga diretamente através do núcleo ativo do reator ar super aquecido comprimido o conduzido para os motores a jato que lá se expande vivamente nos dutos de exaustão e levam a aeronave para a frente.
O sistema de ciclo indireto da Pratt & Whitney drena indiretamente o calor do reator através de um circuito fechado onde o ar comprimido é aquecido e transformado em empuxo...”

"Um sonhador pode fazer qualquer coisa."(Albert Einstein)

Especificações como estimadas:

Tripulação: 5 entre pilotos e oficiais
Comprimento: 56 m
Envergadura: 45 m.
Varredura de Asa: 51º
Tempo entre os ciclos de reabastecimento nuclear: 2 anos
Velocidade: Máxima: mach 3.00
Altura máxima do cruzeiro: 18.000 m
Motores: General Electric J87 / X211 quatro motores J87 RamJet
Dois turbojatos convencionais de 7.800 kgf de empuxo cada

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Post (380) – Março de 2019