Dos mais de
cem aviões expostos no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), o YC-95
Bandeirante é um dos mais marcantes para a história da aeronáutica brasileira.
O primeiro voo aconteceu no dia 28 de outubro
de 1968 após 110 mil horas de trabalho que contou com cerca de 300 pessoas ao
longo de três anos e quatro meses. No ano seguinte, a Embraer seria criada para
fabricar a aeronave em série.
O
Bandeirante encontraria seu espaço em um nicho de mercado bem definido. Estava
ali a oportunidade que faltava.
“Não
podíamos fazer aviões como os americanos ou os franceses. Tínhamos que produzir
algo que não fosse competir com algum produto já dominado pelo mercado.
Tínhamos de inovar. Abrir horizontes”. “Aviões grandes estavam ocupando todos
os espaços e as pequenas cidades passaram a ficar sem transporte aéreo.” afirmou
o oficial da Força Aérea Brasileira Eng. Ozíres Silva, que liderou a
equipe do projeto.
O primeiro
cliente seria a Força Aérea Brasileira: 80 unidades. Nos anos seguintes, a
Força Aérea do Uruguai tornou-se o primeiro cliente no exterior. A Embraer
produziria um total de 498 unidades, em 16 versões diferentes. Foi o começo do
sucesso da indústria aeroespacial brasileira.
O ambiente
de excelência profissional, brotado inicialmente a partir de organizações militares
como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o antigo Centro Técnico
Aeroespacial (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
(DCTA), transformou a cidade de São José dos Campos (SP) e a região do Vale do
Paraíba em pólo privilegiado para o florescimento de empresas de tecnologia.
O protótipo
de n.° 1 está em exposição no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos (MUSAL),
na base aérea que tem o mesmo nome, no bairro do Campos dos Afonsos, na cidade
do Rio de Janeiro. O protótipo de n.º 3 está exposto no Parque Santos Dumont,
na cidade de São José dos Campos.
Vale lembrar que atualmente a EMBRAER é a
terceira maior empresa de aviação executiva do mundo e o Bandeirante foi o início
de tudo isto ...(veja mais no link)
exame.abril.com.br/negocios/embraer-e-a-terceira-maior-do-mundo-em-aviacao-executiva
... e mais é Líder mundial em jatos de médio porte ...(veja mais)
... e mais é Líder mundial em jatos de médio porte ...(veja mais)
Características técnicas do EMBRAER
EMB-110 P1K Bandeirante C-95B:
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Motor:
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2 turboélices Pratt&Whitney PT6A-34 de 750shp
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Envergadura:
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15,32 m
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Comprimento:
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15,08 m
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Altura:
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4,73 m
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Superfície
alar:
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29,00 m2
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Peso:
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3.394 kg
(vazio)
5.670 kg (máximo) |
Velocidade:
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426 km/h
(máxima)
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Razão de
ascensão:
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540 m/min
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Teto de
serviço:
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8.260 m
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Veja no
link um emprego recente do Bandeirante:
aerosngcanela.blogspot.com/2015/11/porto-alegre-canela-em-20-minutos
Veja também: https://journalofwonder.embraer.com/br/pt/17-como-um-aviao-mudou-o-jeito-de-viajar-pelo-brasil
Fonte:
Agência Força Aérea
Post (377) – Março de 2019