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20190317

SNCASE SE-100


O SNCASE SE-100 era um caça francês bimotor de dois lugares que voou pela primeira vez em 1939. A produção em massa estava prevista para começar no final de 1940, mas a queda da França na Segunda Grande Guerra impediu isso.

Com a emissão de uma especificação para um sucessor do caça bimotor Potez 631 em serviço com a Armee del'Air, Pierre Mercier e Jacques Lacarm a projetaram para o fabricante Frances de aeronaves Lioré ET Olivier, fundada em 1912. A aeronave  foi inicialmente denominada LeO 50 que teve as suas origens em 1937 posteriormente foi renomeado para SE-100

De construção mista com uma asa de madeira de layout média e uma fuselagem de tubo de aço coberta de duralumínio, o SE-100 apresentava um trem de pouso triciclo retrátil e pequenas rodas estabilizadoras retraindo nas bases das superfícies verticais da cauda. 



O primeiro protótipo do SE-100 voou em 29 de março de 1939 em Argenteuil, alimentado por dois motores radiais Gnome-Rhone 14N de 14 cilindros de 1.030cv.

Após os primeiros testes uma série de mudanças necessárias foram identificadas. Foi destruído em um acidente em 5 de abril de 1940. A aeronave provou ser cerca de 100 km / h mais rápida do que a  Potez 631 , em uso na época pela Força Aérea Francesa e a sua produção foi autorizada.

Como na maioria dos aviões bimotores franceses da época, os motores, um girava no sentido horário e o outro no sentido anti-horário, para minimizar o torque. A aeronave tinha uma cauda dupla.  A fuselagem era curta com um nariz comprido e uma cauda muito curta, o cockpit do piloto era conectado à posição do artilheiro à ré por um corredor com janelas. O trem de aterrissagem era do tipo triciclo raramente usado em aviões franceses da década de 1930, com as rodas principais encaixadas na popa, na cauda, ​​em vez das asas ou das nacelas do motor como era convencional.

Várias modificações, incluindo o fornecimento de uma barbatana ventral retrátil que foi introduzida como resultado do teste de voo inicial, sendo a velocidade máxima aumentada de 560 km / h para 580 km / h. Foi proposto que a tripulação seria composta por dois tripulantes para operações diurnas e três para missões noturnas.

Em 5 de abril de 1940, durante uma aproximação de pouso, o mecanismo de passo da hélice de estibordo funcionou mal e a aeronave foi destruída. Neste momento, a montagem de um segundo protótipo havia começado possuindo dimensões gerais um pouco maiores, com a capacidade de combustível aumentada  e uma asa toda em metal de peça única. 


A fábrica da Citroën nos subúrbios de Paris iniciou o ferramental para montar 300 SE 100s para as entregas começarem no final de 1940, mas a ocupação alemã de Paris impediu o término da montagem final do segundo protótipo. As variantes propostas incluíam o SE-101 e 102 com motores Pratt & Whitney Twin Wasp de 1.200 hp e G-R14N-2/3 de 1.050 hp, respectivamente.

Pelo menos duas variantes foram estudadas, o SE-101 equipado com motores  motores Twin Wasp da Pratt & Whitney R-1830 , e o SE-102 equipado com uma versão diferente do Gnome-Rhône 14N.

Todo o desenvolvimento posterior foi interrompido e nunca foi retomado.

Características gerais:

Tripulação: dois
Comprimento: 11,80 m
Envergadura: 15,70 m
Altura: 4,28 m
Área das alas: 33 m²
Peso carregado: 7500 kg
Motorização: 2 × Gnome-Rhône 14N-20 / 21 Motores radiais de duas carreiras refrigerados a ar de 14 cilindros, 806 kW (1.080 HP) cada
Velocidade máxima: 580 km / h a 6.500 m
Velocidade de cruzeiro: 499 km / h
Autonomia: 1300 km  
 

Post (376) – Março de 2019