Com a
emissão de uma especificação para um sucessor do caça bimotor Potez 631 em
serviço com a Armee del'Air, Pierre Mercier e Jacques Lacarm a projetaram para
o fabricante Frances de aeronaves Lioré ET Olivier, fundada em 1912. A aeronave
foi inicialmente denominada LeO 50 que
teve as suas origens em 1937 posteriormente foi renomeado para SE-100
De
construção mista com uma asa de madeira de layout média e uma fuselagem de tubo
de aço coberta de duralumínio, o SE-100 apresentava um trem de pouso triciclo
retrátil e pequenas rodas estabilizadoras retraindo nas bases das superfícies
verticais da cauda.
O primeiro
protótipo do SE-100 voou em 29 de março de 1939 em Argenteuil, alimentado por
dois motores radiais Gnome-Rhone 14N de 14 cilindros de 1.030cv.
Após os
primeiros testes uma série de mudanças necessárias foram identificadas. Foi
destruído em um acidente em 5 de abril de 1940. A aeronave provou ser cerca de
100 km / h mais rápida do que a Potez 631 , em uso na época pela Força Aérea Francesa e a
sua produção foi autorizada.
Como na
maioria dos aviões bimotores franceses da época, os motores, um girava no
sentido horário e o outro no sentido anti-horário, para minimizar o torque. A
aeronave tinha uma cauda dupla. A fuselagem
era curta com um nariz comprido e uma cauda muito curta, o cockpit do piloto
era conectado à posição do artilheiro à ré por um corredor com janelas. O trem
de aterrissagem era do tipo triciclo raramente usado em aviões franceses da
década de 1930, com as rodas principais encaixadas na popa, na cauda, em vez das asas ou das nacelas do
motor como era convencional.
Várias
modificações, incluindo o fornecimento de uma barbatana ventral retrátil que
foi introduzida como resultado do teste de voo inicial, sendo a velocidade
máxima aumentada de 560 km / h para 580 km / h. Foi proposto que a tripulação
seria composta por dois tripulantes para operações diurnas e três para missões
noturnas.
Em 5 de
abril de 1940, durante uma aproximação de pouso, o mecanismo de passo da hélice
de estibordo funcionou mal e a aeronave foi destruída. Neste momento, a
montagem de um segundo protótipo havia começado possuindo dimensões gerais um
pouco maiores, com a capacidade de combustível aumentada e uma asa toda em metal de peça única.
A fábrica
da Citroën nos subúrbios de Paris iniciou o ferramental para montar 300 SE 100s
para as entregas começarem no final de 1940, mas a ocupação alemã de Paris
impediu o término da montagem final do segundo protótipo. As variantes
propostas incluíam o SE-101 e 102 com motores Pratt & Whitney Twin Wasp de
1.200 hp e G-R14N-2/3 de 1.050 hp, respectivamente.
Pelo menos
duas variantes foram estudadas, o SE-101 equipado com motores motores Twin Wasp da Pratt &
Whitney R-1830 , e o SE-102 equipado com uma versão diferente do
Gnome-Rhône 14N.
Todo o
desenvolvimento posterior foi interrompido e nunca foi retomado.
Características gerais:
Comprimento:
11,80 m
Envergadura:
15,70 m
Altura:
4,28 m
Área das
alas: 33 m²
Peso
carregado: 7500 kg
Motorização:
2 × Gnome-Rhône 14N-20 / 21 Motores radiais de duas carreiras refrigerados a ar de
14 cilindros, 806 kW (1.080 HP) cada
Velocidade
máxima: 580 km / h a 6.500 m
Velocidade
de cruzeiro: 499 km / h
Autonomia:
1300 km
Leia mais
em: https://en.wikipedia.org/wiki/SNCASE_SE.100