Na
Revolution.aero 2019 em Londres, a Faradair, empresa britânica de
desenvolvimento aeroespacial, revelou sua intenção de certificar sua
revolucionária aeronave BEHA_M1H híbrida elétrica de 18 lugares até 2025.
A aeronave
elétrica híbrida foi projetada especificamente para atender ao mercado de
mobilidade aérea regional, permitindo que o ar se torne um espaço viável para
pessoas comuns viajarem, pelo país ou para outras oportunidades, como carga e
funções não-civis.
É uma aeronave
híbrida que utiliza uma configuração high-lift com asa de caixa tripla capaz de
operar a partir de aeródromos existentes, a partir de pistas de 300m ou menos
de qualquer superfície integrando as redes aéreas existentes.
Após quatro
anos de desenvolvimento, tanto em testes simulados como em modelos em escala, o
projeto evoluiu para uma configuração utilitária, capaz de transportar 18 passageiros
ou três contêineres de carga LD3, com uma capacidade de carga útil interna de 5.000
kg.
A aeronave
poderá mudar de configuração em 15 minutos de carga para passageiro e
vice-versa. Estima-se que possa voar de Londres para Manchester em apenas 42
minutos a uma velocidade de cruzeiro de 230 mph.
Como uma
das primeiras start-ups aeroespaciais elétricas híbridas fundada em 2014, a
Faradair, baseada no Reino Unido, teve que sobreviver com financiamento de
investimentos e contribuições de parceiros para desenvolver seu novo projeto de
aeronaves.
Ao
contrário de muitos projetos E-VTOL atualmente propostos, o Faradair BEHA é uma
aeronave tradicional, certificável pelos padrões existentes da Part23.
Seu sistema
de propulsão híbrido, que combina motores elétricos com um motor Turboélice
alimentados por biodiesel, resultará em menores custos operacionais, menores
emissões e maior redundância de segurança. A aeronave usará a tecnologia de
bateria existente para energia de emergência e operações no solo.
É um
momento emocionante para o Start-up apesar das incertezas e desafios do Brexit.
A empresa conseguiu manter o desenvolvimento de seu programa com um orçamento
relativamente baixo em comparação com seus concorrentes internacionais, mas
isso não impediu que ele aconselhasse o governo do Reino Unido sobre a política
de voos futuros nem o impediu de ganhar três prêmios de negócios e eventos
internacionais.
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