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20190405

Se as aeronaves tivessem DNA...


"Se as aeronaves tivessem DNA, os traços do F-86 Sabre Jet apontariam para o Third Reich Germany" Segundo a Ancestry.com(1).
 
Me.262 Schwalbe
Quando os canhões da Segunda Guerra Mundial se acalmaram, os engenheiros da North American Aviation, construtores do caça P-51 e do bombardeiro B-25, foram até a fábrica de Messerschmitt para dar uma olhada no que os engenheiros alemães aprenderam no desenvolvimento do Me.262 Schwalbe, o primeiro caça a jato operacional do mundo.
Ele estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. De particular interesse foram as sua asas levemente varridas, um elemento de design que ajudou a ultrapassar o Mustang da América do Norte em 120 km/h.
 
F-86 Sabre Jet
Em outubro de 1947, a North American fazia testes aéreos com o que se tornaria o F-86 Sabre Jet, o primeiro caça a jato da América, foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido partir do final de 1944 e que no tempo da Guerra fria veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, do qual foram construídos mais de 6.000 unidades dentre os seus vários modelos.
Projetado para um ambiente de alta G, alta velocidade e rápido giro, a aeronave passou a dominar os adversários MiG durante a Guerra da Coréia.

Assim, quando a Força Aérea dos EUA solicitou um treinador no final dos anos 1950, a North American adaptou elementos do F-86, principalmente suas asas e cauda  e os acoplou a uma fuselagem pressurizada tornando-se o T-39. E na continuação, com o interior e aviônicos apropriados, a North American esta modificou esta aeronave e recebeu um certificado da FAA passando a chamar-se NA-265 Sabreliner.  
 
NA-265 Sabreliner.
O Sabreliner foi um jato executivo médio que foi oferecido à Força Aérea dos Estados Unidos em resposta ao programa UTX. Foi batizado com o nome "Sabreliner" devido à similaridade de sua asa e cauda se comparado ao caça F-86 Sabre.
 
Ao fazê-lo, juntamente com a JetStar da Lockheed, um jato quadrimotor civil e militar produzido a partir do início dos anos 1960 até aos anos 1970. Foi o primeiro jato executivo dedicado a entrar em serviço, criando uma nova classe de aeronaves: o jato executivo. 

Lockheed Jetstar I, Warner-Robbins Air Museum
O avanço rápido ocorrido no setor aeronáutico em mais de duas décadas fez com que North American e a Rockwell International, sua sucessora na produção Sabreliner, entregassem juntas cerca de 800 aeronaves - incluindo 200 T-39 - antes de deixar de fabricá-los em 1981. Naquela época, o mercado de jatos executivos estava lotado e extremamente competitivo. Mas aqui deve-se frizar, enquanto esses outros jatos prevaleciam no mercado, há apenas alguns ainda não era proibido de executar acrobacias. Sim, os filhos do F-86 e parentes distantes para o Me.262, e alguns Sabreliners estão hoje puxando altos Gs, assim como seu pai fez há muito tempo.

(1) A Ancestry.com LLC é uma empresa on-line de capital fechado com sede em Lehi, Utah. A maior empresa de genealogia com fins lucrativos do mundo, opera uma rede de sites de genealogia, registro histórico e genealogia genética.

 Post (385) - Abril de 2019