"Se as aeronaves tivessem DNA, os traços do F-86 Sabre Jet
apontariam para o Third Reich Germany" Segundo a Ancestry.com(1).
Quando os canhões da Segunda Guerra Mundial se acalmaram,
os engenheiros da North American Aviation, construtores do caça P-51 e do
bombardeiro B-25, foram até a fábrica de Messerschmitt para dar uma olhada no
que os engenheiros alemães aprenderam no desenvolvimento do Me.262 Schwalbe, o primeiro caça a jato
operacional do mundo.
Ele
estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a
devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. De particular interesse foram as sua asas levemente
varridas, um elemento de design que ajudou a ultrapassar o Mustang da América
do Norte em 120 km/h.
Em outubro de 1947, a North American fazia testes
aéreos com o que se tornaria o F-86
Sabre Jet, o primeiro caça a
jato da América, foi um
caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido partir do final de 1944
e que no tempo da Guerra fria veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo
Ocidental, do qual foram
construídos mais de 6.000 unidades dentre os seus vários modelos.
Projetado para um ambiente de alta G, alta velocidade e
rápido giro, a aeronave passou a dominar os adversários MiG durante a Guerra da
Coréia.
Assim, quando a Força Aérea dos EUA solicitou um
treinador no final dos anos 1950, a North American adaptou elementos do F-86,
principalmente suas asas e cauda e os
acoplou a uma fuselagem pressurizada tornando-se o T-39. E na continuação, com
o interior e aviônicos apropriados, a North
American esta modificou esta aeronave e recebeu um certificado da FAA passando a chamar-se NA-265
Sabreliner.
O
Sabreliner foi um jato executivo médio que foi oferecido à Força Aérea dos
Estados Unidos em resposta ao programa UTX. Foi batizado com o nome
"Sabreliner" devido à similaridade de sua asa e cauda se comparado ao
caça F-86 Sabre.
Ao fazê-lo, juntamente com a JetStar da Lockheed, um jato quadrimotor civil e militar
produzido a partir do início dos anos 1960 até aos anos 1970. Foi o primeiro
jato executivo dedicado a entrar em serviço, criando uma nova classe de aeronaves: o jato executivo.
O avanço
rápido ocorrido no setor aeronáutico em mais de duas décadas fez com que North
American e a Rockwell International, sua sucessora na produção Sabreliner,
entregassem juntas cerca de 800 aeronaves - incluindo 200 T-39 - antes de
deixar de fabricá-los em 1981. Naquela época, o mercado de jatos executivos
estava lotado e extremamente competitivo. Mas aqui deve-se frizar, enquanto
esses outros jatos prevaleciam no mercado, há apenas alguns ainda não era proibido
de executar acrobacias. Sim, os filhos do F-86 e parentes distantes para o Me.262,
e alguns Sabreliners estão hoje puxando altos Gs, assim como seu pai fez há
muito tempo.
(1) A Ancestry.com LLC é uma empresa on-line de capital fechado com sede em Lehi, Utah. A maior empresa de genealogia com fins lucrativos do mundo, opera uma rede de sites de genealogia, registro histórico e genealogia genética.
Lockheed
Jetstar I, Warner-Robbins Air Museum
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(1) A Ancestry.com LLC é uma empresa on-line de capital fechado com sede em Lehi, Utah. A maior empresa de genealogia com fins lucrativos do mundo, opera uma rede de sites de genealogia, registro histórico e genealogia genética.