Em 1935, o
projetista de aviões Nicolas Roland Payen, Frances, desenvolveu uma aeronave experimental
de configuração radical de asa dupla que ele apelidou de "Fléchair" (Flecha).
A aeronave tinha um projeto não convencional, como seu conjunto principal de
asas delta e na frente asas convencionais curtas. Seu trem de pouso dianteiro
era fixo e o cockpit estava mais atrás do que o normal.
O PA 22 / 1R deveria ser alimentado por uma forma inicial de motor Ramjet [1] conhecida como Melot 1R.
Este
projeto foi concebido para participar da corrida aérea “Coupe Deutsch de la
Meurthe” de 1939. Infelizmente, o motor Melot não conseguiu desenvolver o
impulso necessário e o “Coupe Deutsch de la Meurthe” foi cancelado devido ao
início da Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente
Payen redesenhou a aeronave para um motor invertido em linha Regnier 180 CV de seis
cilindros refrigerados a ar designado PA 22/2, e foi concluído no final de
1939.
Enquanto estava sendo testado no túnel de vento em Chalais-Meudon, Paris quando
os alemães invadiram a França e o confiscaram.
As forças
de ocupação alemãs ficaram intrigadas com o projeto e completaram o teste do
túnel de vento.
A aeronave
foi renomeada para BI + XB, pintada com as cores alemãs e transferida para
Villacoublay.
Em outubro
de 1942, o piloto de testes de Payen, Jacques Charpantier, completou o primeiro
vôo. Um programa de testes de vôo foi iniciado, e antes de ser concluído, Payen
convenceu as autoridades alemãs que modificações eram necessárias e mandou o
protótipo retornar à sua fábrica em Juvisy.
Melhorias
incluindo uma hélice de passo variável e tanques de combustível suplementares
foram iniciados, mas em 1943 um ataque aéreo aliado ao pátio ferroviário de
Juvisy também atingiu a fábrica, destruindo o PA 22, único protótipo
construído.
Características gerais:
Tripulação:
1
Comprimento:
7,48 m
Envergadura:
4,8 m
Altura:
2,35 m
Área da
asa: 10 m 2
Peso vazio:
560 kg
Peso máximo
de descolagem: 955 kg
Motorização:
1 × Motor de pistão Regnier R.6 com 6 Cilindros em linha com resfriamento a ar
invertido, 180 HP
Velocidade
máxima: 360 km / h
Velocidade
de cruzeiro: 330 km / h
Teto de
serviço: 5.600 m