Projetado
pelo Major Reuben Fleet como uma versão menor do avião treinador militar PT-3,
o Fleet, compacto e relativamente barato foi à primeira aeronave
especificamente projetada para o mercado civil de treinamento de vôo.
O Fleet
Model 1, originalmente denominado Consolidated Model 14 Husky Junior e seus
derivados eram uma família de aeronaves biplanas de instrução e esportivas produzidas
nos Estados Unidos e no Canadá nas décadas de 1920 e 1930.
Eram
biplanos com asas escalonadas, trem fixo e cockpit aberto para dois ocupantes. A
fuselagem era feita de tubo de aço soldado com estruturas laterais triangulares
e as asas tinham uma longarina de madeira com nervuras de duralumínio, sendo a
aeronave toda coberta de tecido.
Apesar de
uma semelhança com outros modelos da Consolidated, em sua época, era um projeto
totalmente novo, originalmente criado como um meio para entrar no mercado
civil, porem a empresa abandonou essa ambição pouco antes da conclusão do
primeiro protótipo. Os direitos de fabricação foram então adquiridos pelo
designer e presidente da Consolidated, Reuben Fleet
Em 9 de
novembro de 1928, efetuou o seu primeiro vôo.
Foi um
sucesso imediato, e somente no primeiro ano de produção, mais de 300 unidades
foram vendidas. A Consolidated respondeu rapidamente comprando a Fleet Aircraft
e mantendo-a como subsidiária ao abrir uma segunda linha de produção em Fort
Eire, Ontario, Canadá. A fabricação canadense foi também um grande sucesso, com
cerca de 600 exemplares construídos para a Royal Canadian Air Force.
Dos
fabricados nos EUA, um pequeno número foi comprado pelos militares do Corpo
Aéreo do Exercito. Um protótipo inicial
de aeronave e seis subseqüentes treinadores foram comprados pela Marinha. Uma
destas versões a N2Y-1, assim como o Curtiss F9C Sparrowhawk foi equipada com
ganchos para capturara por trapézio nos dirigíveis USS Akron e do USS Macon [1].
Em 6 de
julho de 1930, o piloto de dublês Paul Mantz pilotando um biplano Fleet Model 2
realizou 46 loops consecutivos, conseguindo um recorde internacional que durou
quase 50 anos.
Muitos
destas aeronaves terminaram em mãos de pilotos civis, que as usavam para
recreação e com fins comerciais, fornecendo serviços de passeios e pequenas
viagens.
Uma boa história a respeito disto pode-se encontrar no livro “Ilusões”- As Aventuras de um Messias Indeciso de Richard Bach. Livro que comprei em 16 de julho de 1980, reli em Dezembro de 1990 e mais uma vez em Abril de 2006 e por ultimo em Agosto de 2019. O que é digno de nota é que cada vez que releio encontro novas passagens interessantes.
Uma boa história a respeito disto pode-se encontrar no livro “Ilusões”- As Aventuras de um Messias Indeciso de Richard Bach. Livro que comprei em 16 de julho de 1980, reli em Dezembro de 1990 e mais uma vez em Abril de 2006 e por ultimo em Agosto de 2019. O que é digno de nota é que cada vez que releio encontro novas passagens interessantes.
Ainda hoje
se podes encontrar em Israel um Fleet Model 1, de registro 4X-AAF na Paradive
Aviation Gallery, Habonim Airstrip. A aeronave foi fabricada em 1929 e é
alimentada por um motor radial Kinner B-5 e encontra-se em plenas condições de
voo.
Características
gerais (Modelo 2):
Tripulação:
2
Comprimento:
6,32 m
Altura:
2,39 m
Área das
asas: 18,1 m 2
Peso vazio:
482 kg
Peso bruto:
826 kg
Capacidade
de combustível: 210 L
Motorização:
1 × Motor radial Kinner K-5 com 5 cilindros, 110 cv
Velocidade
máxima: 183 km / h
Velocidade
de cruzeiro: 142 km / h
Teto de
serviço: 3.700 m
[1] http://aerosngcanela.blogspot.com/2018/11/caca-parasita-curtiss-f9c-sparrowhawk.html
Veja mais sobre Richard Bach em:
http://www.ngcanela.com/as-aventuras-de-um-messias-indeciso/
Veja mais sobre Richard Bach em:
http://www.ngcanela.com/as-aventuras-de-um-messias-indeciso/