O B-24, também chamado de Liberator, foi um bombardeiro pesado de longo alcance usado durante a Segunda Guerra Mundial pelas forças aéreas americanas e britânicas. Foi projetado pela Consolidated Aircraft Company (mais tarde Consolidated-Vultee) em resposta a uma exigência da Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF) de janeiro de 1939 para um bombardeiro pesado quadrimotor, deveria ser bombardeiro com maior alcance, velocidade, e melhor desempenho em altitude que o famoso B-17 Flying Fortress.
O contrato para um protótipo foi concedido em março, requerendo que estivesse pronto antes do fim do ano. O projeto era simples no conceito, mas foi avançado para seu tempo. O peso de decolagem máximo de 32.000 kg era um dos mais elevados naquele tempo.
O B-24 era movido por quatro motores radiais refrigerados a ar e possuía uma espaçosa fuselagem em forma de caixa pendurada sob uma asa alta, um trem de pouso triciclo e um conjunto de cauda dupla.
A Consolidated terminou o protótipo, conhecido como XB-24, que o fez seu primeiro voo em 2 de janeiro de 1939. Mais sete YB-24 voaram em 1940 e a Consolidated se preparou para sua construção em escala. Seus pedidos eram de 36 para a United States Army Air Corps, 120 para a francesa Armée de l'Air, e 164 para a Royal Air Force (RAF). A maior parte da primeira produção foi enviada para a Grã-Bretanha, incluindo os pedidos pela Armée de l'Air.
Os primeiros modelos do B-24 não tinham tanques de combustível autovedantes e o armamento defensivo pesado considerado essencial pela USAAF para um bombardeiro diurno estratégico; portanto, eram usados principalmente para transportar carga de alta prioridade e VIPs, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill usava um como seu transporte pessoal, e para patrulhas anti-submarino. Os B-24 anti-submarinos, alguns equipados com radar, desempenharam um papel importante na Batalha do Atlântico e foram fundamentais para fechar a “lacuna” meso-atlântica onde os submarinos alemães anteriormente operavam com impunidade.
Comparado com o B-17, o B-24 era mais curto, tinha 25% menos área de asa, porem tinha 1.8 m a mais de envergadura, e mais capacidade de carregamento. O B-17 usava motores de 9 cilindros Wright R-1820 Cyclone, já o B-24 usava motores duplos de 14 cilindros Pratt & Whitney R-1830 Twin Wasp de 1000 HP.
Em junho de 1942 os Estados unidos estavam em guerra contra a Alemanha e os B-24 entraram em combate com um ataque de 13 aviões aos campos de petróleo de Ploesti na Romênia, lançados de bases do Egito. O ataque foi descrito com sem sucesso pelo Exército, mas alertou os defensores da ameaça de novos bombardeiros. Quando 177 B-24 atacaram Ploesti de novo em 1943, 53 não retornaram.
A produção do Liberator aumentou rapidamente durante 1942 e 1943: a Consolidated triplicou sua fábrica em São Diego/CA e construiu outra em Fort Worth, Texas. Mais aviões vieram da Douglas Aircraft Company em Tulska, Oklahoma e da North American Aviation em Dallas, Texas. Todas essas fábricas foram superadas pela fábrica da Ford Motor Company em Ford Motor Company em Willow Run que começou a operar em agosto de 1942. Esta era a maior fábrica nos Estados Unidos, e a maior fora da União Soviética.
Características gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado patrulha marítima e guerra antissubmarino, com motores a pistão, quadrimotor monoplano;
País de origem: Estados Unidos;
Fabricante: Consolidated Aircraft;
Período de produção: 1940-1945;
Quantidade produzida: 19.256;
Custo unitário: US$ 297.627 (US$ 4,77 milhões em valores atuais);
Desenvolvido: Consolidated R2Y;
Primeiro voo: 29 de dezembro de 1939;
Introduzido (inicio da produção): 1941;
Aposentado em: 1968 (Força Aérea da Índia);
Variantes: Consolidated PB4Y-2 Privateer; Consolidated C-87 Liberator Express;
Tripulação: 11 – piloto, co-piloto, navegador, bombardeiro, operador de rádio, atirador do nariz, atirador dorsal, dois atiradores centrais, atirador da redoma e atirador de cauda.
Especificações (Modelo: B-24J):
Comprimento: 20,6 m;
Envergadura: 33,5 m;
Altura: 5,5 m;
Área das asas: 97,4 m²;
Peso vazio; 16.590 kg;
Peso carregado: 25.000 kg;
Peso máx. de decolagem: 29.500 kg (MTOW [1]):
Motores: 4 x motores a pistão radiais turbosupercharged Pratt & Whitney R-1830-35;
Potência (por motor): 1.200 HP;
Velocidade máxima: 488 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 346 km/h;
Alcance bélico: 3.300 km;
Alcance 5.900 km;
Teto máximo: 8.500 m;
Armamentos: 10 x Metralhadora M2 Browning de12,7 mm;
Bombas: 3.600 kg para curto alcance, 2.300 kg para médio e 1.200 kg para longo.
[1] - Maximum Take-Off Weight: https://pt.wikipedia.org/wiki/MTOW
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Consolidated_B-24_Liberator
Post (411) – Dezembro de 2020