Avro Lancaster - Imagem da caixa do kit da Revell |
O Avro Lancaster foi o melhor e o mais famoso bombardeiro quadrimotor britânico da II Guerra Mundial. Teve as suas origens no bimotor Avro Manchester, que foi desenvolvido durante o final dos anos 1930 em resposta à Especificação P.13 / 36 do Ministério do Ar para um bombardeiro médio capaz para "uso mundial".
Foi projetado por Roy Chadwick, equipado com quatro motores Rolls-Royce Merlins e em uma versão com motores Bristol Hercules.
Fabricado pela Avro como um contemporâneo do Handley Page Halifax, ambos os bombardeiros desenvolvidos com as mesmas especificações, assim como o Short Stirling , sendo as três aeronaves bombardeiros pesados ??quadrimotores adotados pela Royal Air Force (RAF) durante a mesma era de guerra.
Ele entrou em serviço pela primeira vez com o Comando de Bombardeiros RAF em 2 de março de 1942 e como a ofensiva de bombardeio estratégico sobre a Europa ganhou impulso, foi à principal aeronave para as campanhas de bombardeios noturnos que se seguiram.
Tornando-se o principal bombardeiro pesado usado pela RAF, e esquadrões de outros países da Comunidade e da Europa servindo na RAF, ofuscando Halifax e Stirling.
Um longo compartimento de bombas desobstruído significava que o Lancaster poderia levar as maiores bombas usadas pela RAF.
Os 7.377 exemplares foram produzidos e realizaram 156.000 missões, lançando 608.612 toneladas de bombas. Entre as suas muitas ações de repercussão, estão o ataque à represa de Moehne e Eder, em 17 de maio de 1943, e o afundamento do Tirpitz, em 12 de novembro de 1944.
O "Lanc", como era conhecido tornou-se um dos mais usados ??bombardeiros noturnos da Segunda Guerra Mundial.
A versatilidade do Lancaster era tal que ele foi escolhido para equipar o Esquadrão 617 e modificado para transportar a "bomba saltitante" projetada por Barnes Wallis para o ataque às barragens alemãs do vale do Ruhr.
Embora o Lancaster tenha sido um bombardeiro noturno, ele se destacou em muitas outras funções, incluindo o bombardeio de precisão à luz do dia, para o qual alguns foram adaptados para transportar o Tallboy de 5.400 kg e, em seguida, as bombas de terremoto do Grand Slam de 10.000 kg, a maior carga útil de qualquer bombardeiro na guerra.
Em 1943, um Lancaster se tornou um banco de ensaio do motor para o turbo jato Metropolitan-Vickers F.2 e mais tarde usados ??para testar outros motores, incluindo os turboélices Armstrong Siddeley Mamba, Rolls-Royce Dart.
No pós-guerra, o Lancaster foi suplantado como o principal bombardeiro estratégico da RAF pelo Avro Lincoln, uma versão maior do Lancaster. O Lancaster assumiu o papel de aeronave de patrulha anti-submarina de longo alcance e resgate ar-mar. Ele também foi usado para a foto-reconhecimento e mapeamento aéreo, como um petroleiro voando para reabastecimento aéreo.
Características gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado, com motores a pistão, quadrimotor monoplano;
País de origem: Reino Unido;
Fabricante: Avro Manchester;
Período de produção: 1942;
Quantidade produzida: 7.377;
Primeiro voo: 9 de janeiro de 1941;
Introduzido em: Fevereiro de 1942;
Aposentado em: 1963 (Canadá);
Tripulação: 7 - piloto, engenheiro de voo, navegador, direcionador de bomba/artilheiro do nariz, radiotelegrafista, artilheiros de meio e artilheiro de traseira.
Especificações (Modelo: Lancaster I):
Comprimento: 21,11 m;
Envergadura: 31,09 m;
Altura: 6,25 m;
Área das asas: 120,5 m²;
Peso vazio: 16.571 kg;
Peso carregado: 30.909 kg;
Peso máx. de decolagem: 32.727 kg;
Propulsão: 4 x motores a pistão Rolls-Royce Merlin XX V12 refrigerado a líquido 1.280 HP;
Velocidade máxima: 454 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 322 km/h;
Alcance: 4.073 km;
Teto máximo: 6.500 m;
Armamentos:
2 x Browning Mark II de 7,7 mm no nariz da aeronave;
2 x Browning Mark II de 7,7 mm na torre de cima;
4 x Browning Mark II de 7,7 mm na torre da cauda.
https://weaponsandwarfare.com/2018/12/12/avro-lancaster-part-i/
Post (410) – Dezembro de 2020