Certamente promete mais velocidade e mais potência para aeronaves em certas categorias. Além das vantagens ou desvantagens do motor a jato como fonte de energia, algumas questões interessantes são levantadas por sua aplicação às características particulares no projeto de aeronaves.
Como ele se adaptará às linhas familiares dos aviões movidos a hélice? Os construtores serão confrontados com um conjunto inteiramente novo de condições na distribuição de espaço e no planejamento de equipamentos auxiliares para fazer um avião de combate ou de trabalho eficiente.
Uma tentativa de resposta para alguns desses problemas é visto no desenho acima. Feito por M. A. Miller para a revista Flight, dá a concepção do artista britânico de um avião a jato idealizado combinando vários características comuns a este tipo de aeronave.
Uma mudança notável é o trem de pouso baixo, com as rodas principais parcialmente submersas e a roda do nariz retraída. Sem hélice, o avião a jato fica livre da limitação imposta aos aviões convencionais, que devem ficar altos o suficiente no solo para que as pontas das pás se afastem pelo menos 23 centímetros do solo. Em aviões de guerra, a ausência da hélice e da capota do motor também permite melhor visibilidade do cockpit e maior liberdade na montagem de armas de fogo. Nesta concepção, um único motor a jato ocupa a fuselagem principal do avião, o ar sendo captado ao redor do nariz por uma concha circunferencial. Um motor auxiliar é usado na partida, para girar o compressor de ar. Em operação, isso é feito pela turbina.
De acordo com uma recnte reportagens da imprensa, o verdadeiro avião a jato britânico tem dois motores montados em fuselagens gêmeas e foi confundido com o P-38 americano.
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Imagem e texto parcial da reportagem citada no texto anterior da Popular Science de abril de 1944.
Avião sem hélice tem propulsão a jato, por C. B. COLBY Editor Popular de Aviação Científica.
Um anuncio do avião a propulsão a jato da Bell desencadeou uma série de especulações sobre qual treinamento especial serão exigidos por nossos pilotos antes que eles possam lidar com este novo tipo de aeronave em combate.
As aeronaves com propulsão a jato, às vezes chamadas erroneamente de "aviões-foguete", imediatamente sugere ao leigo ao ver o seu rastros de chama.
Aviões em forma de bala são pilotados por pilotos especialmente preparados para esse trabalho após meses de condicionamento e treinamento no solo.
Beliche! Brigue. Gen. C. W. Chidlaw, Chefe da Divisão de Material das Forças Aéreas do Exército, depois de voar nesta aeronave incrível disse: "Nossos pilotos não encontrarão problemas em operar esses aviões."
Não é necessário ser um super homem para pilotar o novo avião a jato, é tão simples quanto lidar como um treinador, dizem os pilotos que o fizeram.
Outros que voaram fizeram relatos semelhantes. Eles estão encobrindo dificuldades reais? Vamos analisar o que foi publicado pelo desenvolvedor de motores a jato, e um de seus primeiros projetistas, o Comandante da RAF Frank Whittle (na foto) que começou a trabalhar no desenvolvimento da propulsão a jato em 1933. Em 1937, seu modelo de teste preliminar foi executado com sucesso e dois anos depois, o Ministério da Aeronáutica fez seu primeiro pedido de um avião a jato:
O primeiro vôo foi em maio de 1941. Tão secreto era o trabalho que a própria família de Whittle soube de sua conexão com ele apenas após o anúncio dos aviões a jato americanos e britânicos em janeiro de 1944.
O desenho mostra um dos primeiros projetos de Whittle.
(A) O ar entra no impulsor cujas pás giratórias o direcionam para a câmara difusora radial;
(B) Em seguida, ele flui através da espiral;
(C) Para a câmara de combustão;
(D) Aqui o combustível injetado pelo tubo;
(E) É inflamado para aumentar a expansão do ar;
(F) Gira o rotor da turbina para acionar o compressor de ar;
(G) A explosão principal passa diretamente para o tubo de explosão e é descarregada através da cauda da unidade.
Este é o princípio da propulsão a jato de ar quente:
Este desenho da revista "Flight" mostra o princípio da maioria dos motores a jato.
(G) O ar entra no soprador rotativoe é comprimido;
(C) Fluindo para a câmara de carburação;
(T) É misturado com o combustível do tanque;
(B) Na câmara de combustão a mistura é inflamada e a explosão de expansão;
(D) O ar aquecido é ejetado através do tubo de explosão.
Já em 1940, um avião a jato foi testado na Itália. No ano seguinte, este Caproni-Campini CC-2, projetou por Secondo Campini, voou de Milão a Roma. No entanto, não atingiu alta velocidade e teve que pousar na rota, aparentemente para reabastecer. Depois desse vôo, nada mais se ouviu falar dele. O desenho da aeronave publicado na edição de maio de 1942 da PSM, o nosso artista dá uma ideia de como era o CC-2.