Texto e concepção artística publicado na Popular Science Magazine de janeiro de 1946.
O primeiro avião do mundo a combinar motor a jato e motor alternativo, o Fireball, tem um motor Wright Cyclone de 1.350 HP no nariz que puxa enquanto um jato General Electric 1-16 na parte traseira da fuselagem o impulsiona. A aeronave pode voar com qualquer uma das usinas de energia, a 515 km/h com o motor dianteiro e 480 km/h com a unidade de jato. Com os dois motores operando em potência máxima, ele pode subir a uma velocidade de 1,6 quilômetro por minuto. O armamento do Fireball consiste em quatro metralhadoras calibre 12,7 mm, cada uma alimentada por 300 cartuchos de munição. Além disso, duas bombas de 540 kg e racks para oito foguetes podem ser instalados sob as asas do avião.
Segundo o site aviationtrivia:
O Bola de Fogo Ryan é o resultado de uma diretiva de 1942 da marinha dos EUA para um avião de caça com a aceleração de um a hélice e as altas velocidades de um a jato. Engenheiros em Ryan realizaram isso usando ambos os meios de propulsão em uma única aeronave.
O protótipo inicial Ryan Fireball exigia grandes modificações na aeronave, a fim de fornecer melhor manuseio a baixa velocidade e resistência estrutural correta nas asas. Com essas modificações, o manuseio geral e o desempenho do Bola de Fogo superou as expectativas. Enquanto os pilotos da Marinha de EUA não se importavam com o nome da aeronave, eles apreciaram seu enorme envelope de voo.
O Bola de Fogo poderia operar do nível do mar a mais de 12.000 metros com potência máxima, aceleração e manobrabilidade.
Embora a marinha ter solicitado 700 aeronaves a guerra terminou antes que a maioria pudesse ser entregue.
Enquanto nunca tenha entrado em combate, ele operava nos porta-aviões da Marinha, que começou em março de 1945 antes de se aposentar em julho de 1947.
Até então, a tecnologia de motor a jato havia progredido ao ponto em que a aeronave a jato puro seria capaz de operar a partir de porta-aviões. Embora a aeronave de Ryan estivesse aterrissando em porta-aviões usando ambos os motores desde a sua implantação inicial, em 6 de novembro de 1945. Isso tornou a primeira aeronave a jato do mundo para pousar a bordo de uma porta-aviões. Um total de 66 aeronaves de primeira produção Ryan Fireball foram fabricados.
Velocidade máxima: 685,58 km;
Primeiro voo: 25 de jun. de 1944;
Comprimento: 9,86 m;
Envergadura: 12,19 m;
Inaugurada: mar. de 1945.
Fonte: https://www.aviationtrivia.org/ryan-fireball
Post (465) Julho de 2021