A Armstrong Whitworth apresentou sua proposta "AW.56" para atender o Requisito de Operação 229, especificação B.35/46, que exigia um bombardeiro a jato com quatro motores turbo jatos de classe média de asa varrida e com uma velocidade não inferior a 575 milhas por hora, capaz de atingir uma altitude de 170.000m. O requisito acabou sendo preenchido pelos clássicos bombardeiros Avro Vulcan (1),o Handley Page Victor(2) e, o Vickers Valiant(3), que passaram a formar a potente força de capacidade nuclear para a força da Força Aérea Real Britânica cobrindo décadas de serviço durante o período da Guerra Fria (1947-1991).
O AW.56 inicialmente proposto não avançou além de seu estágio inicial de projeto.
A exigência surgiu no período posterior à 2a Guerra Mundial. O motor turbojato era o caminho do futuro para os aviões de combate e os projetos estavam centrados em conceitos totalmente novos de aeronaves mais rápidas e voando mais alto. Com a União Soviética agora se tornando um novo inimigo para o Ocidente, os bombardeiros estavam em grande demanda, particularmente aqueles capazes de transportar cargas nucleares à distância.
O seu design consistia de uma fuselagem tubular com uma seção frontal fortemente envidraçada. O cockpit era bem aerodinâmico para manter a máxima eficiência projetando-se a uma curta distância à frente das raízes das asas.
As raízes das asas incorporaram entradas de ar em estilo ripa para os quatro motores turbojato enterrados em seu interior. A estrutura da asa deveria se misturar eficientemente na seção superior da fuselagem e conter a principal motorização da aeronave, o trem de pouso principal, o compartimento de bombas e depósitos de combustível. Deveria usar um trem de pouso triciclo consistindo de rodas na dianteira e trem de pouso principal de rodas duplas.
O compartimento de bombas, em duas seções, deveria ser localizado na seção ventral da fuselagem. Em vez de portas articuladas se abrindo para fora estas deslizavam para longe no meio da aeronave mantendo a eficiência aerodinâmica. O resultado final foi uma aeronave limpa e maciça medindo um comprimento de 24,50 m com uma envergadura de 36,50 m.
O plano principal do AW.56 continha uma varredura considerável ao longo de suas bordas de ataque. As pontas das asas eram arredondadas e as bordas de fuga eram retas perto da fuselagem e voltadas para fora dos poços do trem de pouso e dos compartimentos do motor.
Os turbojatos seriam instalados em pares num arranjo lado a lado, um curto trecho de dutos canalizaria o ar para os motores a partir das raízes das asas para a seção reta da borda de fuga, não havia caudas horizontais.
Os quatro motores seriam turbojatos Rolls-Royce - Avon AJ.65 de 6.500 libras de empuxo, no corpo da asa, enquanto um quinto turbojato igual deveria ser instalado na seção traseira da fuselagem para fornecer empuxo adicional. Esta, unidade aspirava através de uma pequena entrada semicircular posicionada ao longo da linha dorsal da fuselagem.
Em 1947, esta mesma aeronave foi revisada um pouco e este trabalho envolveu a remoção do motor turbojato montado na fuselagem. A seção do nariz foi retrabalhada para fornecer um dossel estilo “lágrima” apenas para o piloto, sendo que o restante da tripulação residiria dentro da fuselagem. A forma da asa também foi ligeiramente revisada, embora a forma elegante tenha permanecido. O turbojato Rolls-Royce RB.77 de 7.500 libras de empuxo (cada) também foi introduzido como um esquema de propulsão alternativo. A aeronave foi encurtada para 23,00 m e aliviada para 101.105 libras.
Características principais:
Peso total: 51.255 kg;
Velocidade máxima: 1.130 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 933 km/h
Teto de serviço: 15.240m
Alcance: 6.200 km com uma carga de guerra completa.
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