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20190203

O bombardeiro Vickers-Armstrongs Valiant



Em novembro de 1944, o Comitê de Guerra Técnica da Grã-Bretanha, juntamente com um comitê separado presidido por Sir Henry Tizrad, examinou o futuro potencial das "armas de guerra" e o Relatório publicado em 3 de julho de 1945 apresentou orientações específicas para a o Royal Air Force Bomber Command. 

Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, a política de usar pesados ​​bombardeiros de quatro motores para ataques em massa continuou; o Avro Lincoln, uma versão atualizada do Avro Lancaster, tornou-se o bombardeiro padrão da RAF. Ainda neste ano, o estado Maior emitiu os Requisitos Operacionais OR229 e OR230 para o desenvolvimento de bombardeiros capazes de transportar armas nucleares a grande altitude e velocidade, porem sem armamento defensivo, para impedir os poderes hostis se dissuasão falhasse, ao realizar um ataque nuclear.



Em janeiro de 1947, o Ministério do Ar Britânico emitiu uma nova especificação, a B.35/46 para um bombardeiro a jato avançado destinado a transportar armas nucleares e voar perto da velocidade do som em altitudes de 15.000 m. Três empresas: a AV Roe, a Handley-Page e a Vickers-Armstrongs apresentaram seus projetos para atender aos requisitos solicitados. Enquanto que a Short Brothers apresentou um projeto de um jato de seis motores que foi julgado muito ambicioso, o Estado-Maior da Aeronáutica aceitou a apresentação da empresa para a exigência em separado, emitindo a especificação B.14/46, como um seguro no caso o esforço avançado B.35/46 tivesse problemas. A Short, no entanto apresentou um projeto conservador para atender a B.14/46, que se chamou SA4 Sperrin (1). Dois protótipos foram completados, o primeiro teve seu primeiro vôo em 1951, mas o SA4 Sperrin não teve aceitação e foi finalmente relegado apenas para fins de pesquisa e desenvolvimento.
 
Em fevereiro de 1949, a Vickers-Armstrongs finalmente recebeu a encomenda de três protótipos de conformidade com a Especificação B.35/46.
Em abril de 1951, foi emitida uma ordem de produção inicial para 25 Vickers.
Em 18 de maio de 1951, o primeiro protótipo, número de série WB210 voou pela primeira vez. No mês seguinte, o Vickers Type 660 recebeu o nome oficial de "Valiant".
Em 8 de fevereiro de 1955, a primeira ordem de produção do Valiant foi entregue à RAF.
 
O Valiant foi um bombardeiro de grande altitude provido de quatro turbo jatos projetado e construído sob a direção do designer-chefe da Vickers, George R. Edwards e fez parte da força nuclear da Royal Air Force nos anos 1950 e 1960. Foi o primeiro dos V-Bombers a se tornar operacional, seguido pelo Handley Page Victor e pelo AvroVulcan, mais avançados. O Valiant tem a distinção de ser o único bombardeiro a lançar armas nucleares isto aconteceu de outubro de 1956: Às 15h27, hora local, uma Bomba Atômica Mk. 1 de codinome Blue Danube, foi lançada de 9.144 m e detonou a 150 m acima do Kite Site na área de testes Marlainga ao Sul da Austrália.
No final dos anos 1950, o Valiant inicialmente planejado como um bombardeiro estratégico de grande altitude, em resposta aos rápidos avanços na tecnologia de míssil terra-ar (SAM), mudou seu perfil para de missões de baixo nível destinada a realizar a missões de ataque. Além do papel de dissuasão nuclear, o Valiant também foi usado pela RAF para outros propósitos, já que um grande número deles foi convertido para desempenhar funções de apoio como o de reabastecedores aéreos e de reconhecimento. Valiants também foram usados ​​para missões de bombardeio convencionais sobre o Egito na Operação Mosqueteiro durante a Crise do Suez em 1956.
 
No final de 1964, verificou-se que todas as variantes do Valiant apresentavam fadiga prematura e corrosão intercristalina em forjados de fixação das longarinas, devido ao uso de uma liga de alumínio mal formulada. Ao invés de prosseguir com um dispendioso programa de manutenção, o Ministério da Defesa aposentou os Valiant em 1965. Seus deveres foram continuados pelos outros bombardeiros V-Bombers(1) que permaneceram em serviço até a década de 1980.

Incluindo os três protótipos, um total de 107 Valiants foram construídos. O último Valiant completo, o XD812, encontra-se em exibição no Museu da Força Aérea Real, localizado em Cosford, Shropshire (https://www.rafmuseum.org.uk/documents/collections/1994-1352-A_ValiantXD818.pdf).

Características principais do Valiant:

Tripulação: cinco tripulantes, dois pilotos, dois navegadores e um oficial de eletrônica aérea
Comprimento: 32.99 m
Envergadura: 34,85 m
Altura: 9,80 m
Área das asas: 219 m 2
Peso vazio: 34.491 kg
Peso máximo na decolagem: 63.600 kg
Motorização: 4 × turbo jato Rolls-Royce Avon RA28 Mk204, 44,6 kN cada
Velocidade máxima: 913 km / h a 9.150 m
Autonomia: 7.245 km com tanques extras nas asas
Teto de serviço: 16.500 m

 (1) Todas as aeronaves desta série (Valiant, Victor e Vulcan) receberam nomes que começaram com a letra "V" de Victory daí a designação de V-Bombers.


Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Vickers_Valiant

  Post (362) – Fevereiro de 2019