A empresa P&D de Aviação Aurora ganhou financiamento para o projeto completo de um avião “X”, destinado a demonstrar os benefícios de uma técnica aerodinâmica chamada controle ativo de fluxo, com opção de construir e pilotar a aeronave.
Assim é o normal nos aviões Atualmente. |
Assim é o sistema proposto |
Especialistas acreditam que os sistemas de controle de voo baseados em AFC serão menores e mais leves do que os sistemas convencionais de controle de voo e oferecerão maior segurança e estabilidade em voo.
Há também benefícios específicos para os militares, que incluem a redução da observabilidade dos veículos aéreos, aumentando sua capacidade de sobrevivência e manobrabilidade em várias fases.
Aurora já começou a fase 2 do programa. O X-plane terá uma envergadura de 9,15m e um peso bruto de 3,175kg.
O Aurora X-plane usa o AFC para vários efeitos, incluindo controle de voo em velocidades táticas e aprimoramento de desempenho em todo o envelope de voo. A aeronave experimental, projetada especificamente, é projetada em torno de um sistema AFC que fornece ar pressurizado para efetores AFC embutidos em todas as superfícies voadoras.
A configuração do veículo fornece testes AFC para várias varreduras de asa usando matrizes de bico localizadas na superfície superior de cada asa. A Aurora está trabalhando em estreita colaboração com sua controladora Boeing neste projeto.