20241104

Aurora X-plane AFC

A empresa P&D de Aviação Aurora ganhou financiamento para o projeto completo de um avião “X”,  destinado a demonstrar os benefícios de uma técnica aerodinâmica chamada controle ativo de fluxo, com opção de construir e pilotar a aeronave.

Assim é o normal nos aviões
Atualmente.
O controle ativo de fluxo (AFC) usa atuadores e efetores para alterar o fluxo de ar sobre uma aeronave para mudar seu curso e velocidade, em vez de usar superfícies de controle, como ailerons, lemes e flaps.


Assim é o sistema proposto


O AFC é diferente dos recursos de controle passivo, como geradores de vórtice em uma asa para controle de separação de fluxo ou divisas em um escapamento para mitigação de ruído.

Especialistas acreditam que os sistemas de controle de voo baseados em AFC serão menores e mais leves do que os sistemas convencionais de controle de voo e oferecerão maior segurança e estabilidade em voo. 


Há também benefícios específicos para os militares, que incluem a redução da observabilidade dos veículos aéreos, aumentando sua capacidade de sobrevivência e manobrabilidade em várias fases.


Aurora já começou a fase 2 do programa. O X-plane terá uma envergadura de 9,15m e um peso bruto de 3,175kg.



Para a fase 3, a Aurora planeja construir o X-plane em suas instalações na Virgínia Ocidental e Mississippi. O veículo seria usado para validação e demonstração do AFC em escala relevante e condições de voo, incluindo velocidades de voo de até Mach 0,7. Os testes de voo estão previstos para 2025.

O Aurora X-plane usa o AFC para vários efeitos, incluindo controle de voo em velocidades táticas e aprimoramento de desempenho em todo o envelope de voo. A aeronave experimental, projetada especificamente, é projetada em torno de um sistema AFC que fornece ar pressurizado para efetores AFC embutidos em todas as superfícies voadoras.



A configuração do veículo fornece testes AFC para várias varreduras de asa usando matrizes de bico localizadas na superfície superior de cada asa. A Aurora está trabalhando em estreita colaboração com sua controladora Boeing neste projeto.

Graham Drozeski, vice-presidente de programas governamentais da Aurora, disse: “Dado tudo o que aprendemos sobre a AFC e sua aplicação em aeronaves táticas em fases anteriores da CRANE, o próximo passo é provar esses aprendizados em voo.

Post(0517) NG - Novembro de 2024