O X-5 foi baseado no projeto de um avião da Messerschmitt descoberto na Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial (e que poderia variar sua varredura apenas no solo).
Dois X-5 foram construídos, e o primeiro voo ocorreu em junho de 1951. Um dos X-5s foi destruído em outubro de 1953, quando não conseguiu se recuperar de um giro a 60 graus de varredura. A outra foi entregue ao museu em março de 1958.
Em 1944, a Luftwaffe iniciou o "Projeto Caça de Emergência" para tentar construir um jato supersônico e conseguiu criar o Messerschmitt Me 262 Schwalbe, porém a britânica Gloster Meteor construiu o Gloster Meteor 8F.1 para concorrer com o Me 262, mas os dois caças tinham duas turbinas externas, o que os deixava pesados,
então a Alemanha começou projetos para um caça com uma única turbina interna, surgindo o Messerschmitt P. 1101, mas antes mesmo de entrar em operação, a guerra terminou com a vitória dos aliados. Tropas americanas que foram para a Alemanha após a guerra confiscaram o caça e o levaram para os Estados Unidos. Com base no Messerschmitt P. 1101 construíram o Bell X-5.Motor: Allison J35 de 4.900 libras. empuxo;
Velocidade máxima: 690 mph;
Alcance: 500 milhas;
Teto serviço: 50.700 pés;
Envergadura: 32 pés, 9 polegadas com asas estendidas; 22 pés, 8 polegadas com asas varridas;
Peso: 9.800 libras carregadas.