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20150423

ESTOLAS – Um projeto inovador

Se você pensa que já viu tudo sobre aeronaves não convencionais, veja este projeto.

ESTOLAS -Extremely Short Take Off e Landing em Any Surface (Descolagem e a aterragem extremamente curta em qualquer superfície)  é um tipo de híbrido de aeronave que está sendo desenvolvida em um projeto financiado pela Comissão Européia. 


Apresenta um design de perfil baixo e atarracado, com motores propulsores montados na parte traseira do corpo principal, em forma de disco, que também abriga um rotor como de um helicóptero. A aeronave é composta quase inteiramente de materiais compostos e as partes ocas do corpo poderão ser cheias com hélio, para reduz peso e fornecer um empuxo vertical, adicional a aeronave. Uma de suas características principais é a possibilidade de decolar e pousar em velocidades mais baixas em pistas curtas não convencionais. Dispõe ainda uma saia almofadada para operações em superfícies naturais, tais como campos, pântanos, neve e até mesmo sobre a água! - Vejas as imagens abaixo:



O projeto ESTOLAS é de um novo tipo de aeronave que combina as melhores características de avião, helicóptero, hovercraft e dirigível em uma única aeronave híbrida. A Universidade Técnica Riga, na Letônia está coordenando o projeto que envolve também a Universidade de Cranfield, na Inglaterra e empresas alemãs Quality Park Aviation Center e Agentur Kronstadt. 

A equipe do projeto está analisando a possibilidade de quatro tamanhos diferentes, incluindo pequeno, médio, pesado e superpesado com cargas que variam de menos de 3 a mais de 400 toneladas . O coordenador do Projeto Alexander Gamaleyev da Universidade Técnica de Riga, na Letônia diz que o modelo “ESTOLAS Superheavy” seria capaz de decolar e pousar em distâncias de 175 m enquanto a versão pequena poderia fazê-lo em apenas 75.

A capacidade de carga também seria de 1,5 a 2 vezes maior do que aviões convencionais existentes, do mesmo porte, com reduzido consumo de combustível. Gamaleyev alega que o menor consumo de combustível da aeronave híbrida iria colocá-la em pé de igualdade com o transporte ferroviário em termos de custo, enquanto as emissões reduzidas de CO2 deve torná-lo forma ecologicamente mais eficiente do mundo do transporte aéreo.

Além das operações de socorro, a equipe prevê para o ESTOLAS uma grande variedade de aplicações, incluindo a defesa, negócios, turismo, apoio para a construção e exploração de campos de petróleo e gás remotos, entre outras. Ele também tem o potencial de oferecer transporte aéreo mais barato e mais eficiente entre as cidades com pistas e aeródromos existentes e cidades menores.

Agora que o conceito está completo, a equipe vai passar para a fase de testar um modelo de demonstração em um túnel de vento. Isto será seguido por testes de voo controlado por rádio (RC) antes do projeto terminar, o que esta previsto para daqui a 24 meses , abril do próximo ano. A equipe também irá examinar uma série de opções para trazer o conceito para a realidade comercial, incluindo o licenciamento do projeto, busca de capital de risco, ou o estabelecimento de joint ventures com parceiros da indústria, veja o vídeo abaixo:



"Se esta aeronave conseguir passar todos os testes e realmente cumprir com todas as promessas, ela trará uma nova era para a aviação."

Website do projeto ESTOLA:  http://www.estolas.eu/en/project

Veja como o projeto esta evoluindo - ESTOLA II em: