Páginas

20150424

Straps 18 hélices da NASA

Um avião movido apenas por energia solar, tem dominado recentemente o ciclo de notícias.  A aeronave elétrica SOLAR IMPULSE 2, iniciou a sua jornada de 5 meses, neste mês, e irá percorrer 32.185 km ao redor do mundo . Mas elas não são os únicos tentando construir uma alternativa ambientalmente amigável.

NASA está no jogo, está trabalhando em uma de suas alas experimentais num modelo de aeronave que poderá finalmente eliminar com enorme vantagem os motores atuais a combustíveis fósseis. 

Qual a chave para este novo design? 

- Ele tem 18 hélices, alimentadas por motores elétricos a baterias de fosfato de ferro de lítio, montados em uma asa de carbono com 31 metros.


É o projeto chamado “Leanding Edge Asynchronous Propeller Tecnology”  (LEAPTech), e enquanto ela não está pronto para o voo, a equipe vai testar a asa do modelo experimental, montando-a em um caminhão que será conduzido através de um leito seco do lago da base da Força Aérea Edwards na Califórnia ainda este ano. Isto foi revelado esta semana pela NASA, que está em desenvolvimento desde o ano passado.


Este projeto faz parte do programa X-Plane da agência, que esta desenvolvendo protótipos avançados de aviões por mais de meio século. As aeronaves desenvolvidas pelo programa incluem o primeiro avião movido a foguete para quebrar a barreira do som em 1947, e protótipos que foram fundamentais para o desenvolvimento do Space Shuttle.

Então, o que justifica o grande número de hélices? 

- De acordo com “IEEE Spectrum” , elas, as hélices, vão soprar vento diretamente sobre as asas para gerar sustentação, por isso um monte delas. Aviões convencionais dependem exclusivamente do movimento para a frente para criar sustentação. A maneira de fazer as coisas no  LEAPTech oferece três grandes vantagens: Deve ser capaz de decolar em pistas curtas. A asa pode ser otimizada para a maior eficiência durante a decolagem ou pouso. E cada motor pode funcionar a uma velocidade diferente, otimizando o desempenho, a qualidade do voo e a redução de ruído.

LEAPTech, é a base para o novo X-Plane,  apelidado de X-57, deve ser capaz de voar a 320km/h com um teto de 3.500 m, com um alcance de 725 km. Mas, como com todos os X-Plane, a aeronave é apenas um veículo para testar a nova tecnologia: objetivo real da NASA é ajudar a indústria da aviação elétrica.

Post (056) - Abril de 2015