Páginas

20150407

Grande avião de antes da WW2

Durante o período compreendido entre as duas grandes guerras, a imaginação andou solta, no que se refere às idéias de grandes projetistas e engenheiros aeronáuticos.
Já naquela época estavam eles a procura de uma solução, confortável e rápida para vôos transatlânticos e de grande alcance, existia uma grande tendência em se projetar e construir aeronaves cada vez maiores, em um esforço já nosso conhecido de aumentar o número de passageiros e reduzir os custos operacionais.


Vejam este design que encontrei em uma revista antiga: Uma aeronave quadrimotor, com cabine de comando, sala de rádio, duplo deck para passageiros com sala para fumantes, lavatório e deck inferior a estes para bagagens e mercadorias. Possuía ainda cabines panorâmicas frontais, tanto no corpo da asa como na frente da fuselagem.

Uma das características mais importantes para a época era a sua construção totalmente metálica, possuía ainda uma cauda bliplana e asas de grande espessura onde estavam instalados os quatro motores de 650HP e os tanques de gás combustível, a asa era tão espessa que o mecânico poderia deslocar-se dentro dela, em pé, por corredores de manutenção. Possuía ainda outros equipamentos, modernos, citados na reportagem, tais como tubo piloto para medir a velocidade do vôo e antena giratória para ajudar na localização durante o voo.

A tripulação era constituída de Comandante, Co-piloto, Operador de telefonia móvel, Mecânico e Comissário de bordo.



https://youtu.be/oK_EQwzCabA

Desta ideia resultou no desenvolvimento do batizado inicialmente como Junkers G-38, veja o link de sua história:

http://jacasvoadoras.blogspot.com.br/2011/01/junkers-g38.html

Post (043) - Abril de 2015