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20160429

Westland Hill Pterodactyl V

Pterodactyl foi o nome escolhido para uma série de aeronaves experimentais sem cauda projetadas e desenvolvidas por Geoffrey Rowland Hill Terence, um aviador britânico, nos anos 1920 e início dos anos 1930.

Os projetos de Terence tinham como característica principal a tentativa de desenvolver uma aeronave mais segura. Muitos pilotos perdiam suas vidas por panes nos motores de suas aeronaves, seu intuito era desenvolver um projeto de aeronave que pudesse voltar ao chão planado, sem ajuda do motor, uma aeronave sem qualquer ponto de stall definido, permitindo a recuperação confiável até mesmo por pilotos inexperientes.


Pterodactyl I
Seu primeiro protótipo, o “Pterodactyl I”, ganhou interesse oficial em 1925, era equipado com um motor Bristol Querubim de 35 HP. Todos os exemplos subsequentes foram financiados sob contrato do Ministério da Aeronáutica e construído por Westetland Aircraft. 

O “Pterodactyl V” era um impressionante lutador de dois lugares, piloto e artilheiro, alimentado com um motor Rolls Royce Açor de 600hp e diferenciava sensivelmente dos projetos anteriores.
O fato mais marcante foi o arranjo trator do motor, ao contrário dos tipos anteriores que eram empurradores, possuindo ainda asas acima da fuselagem. Voou pela primeira vez no ano de 1932.


As vantagens militares desenvolvidas nos primeiros “Pterodactyl” foram aplicadas de forma prática no Mark V, uma de suas principais características era o cockpit traseiro, imediatamente na popa da fuselagem, sendo ainda equipado com uma torre de tiro, logo atrás do cockpit do piloto, operada eletricamente. 
O campo desobstruído de fogo a partir desta posição só foi igualado pela torres de tiro traseiras dos modernos bombardeiros multi-motores e com um desempenho igual ao do seu contemporâneo, o Hawker Hart, tornando o “Pterodactyl V” um lutador ideal.


Nos voos de testes efetuados pelo Sr. H.J. Penrose, mostrou-se que com este arranjo de tipo sem cauda, podia tingir um alto grau de desempenho, estabilidade e controle igual a um avião convencional. 

O “Pterodactyl V” foi projetado para ser totalmente acrobático e até mesmo ser capaz de vôo invertido, mas, apesar de tão bem sucedido como uma máquina experimental, certos problemas secundários renderam um grau de rejeição que o impediram de ser colocado em produção.

Características principais:
Motor: Rolls Royce Açor 600hp em "V" refrigerado a vapor;
Peso vazio: 1.602 kg
Peso máximo na decolagem: 2.313 kg
Envergadura: 14,22 m
Comprimento: 6,24 m
Altura: 3,55 m
Área de asa: 36,7 m
Velocidade máxima: 305 km/h
Teto de serviço: 9.150m


Post (209) - Abril de 2016