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20160502

De Schelde S.21 Cutaway

A Schelde, uma empresa Holandesa, era relativamente nova na construção de aeronaves.  Em 1935, esta empresa líder na construção naval assumiu a Pander sediada em Vlissingen, que recentemente tinha ido à falência, dando continuidade as suas atividades aeronáuticas.  


Em 1938, a equipe de design da Schelde começou a trabalhar em um novo projeto, na verdade, dois, o Schelde S-20 e S-21 Cutaway, ambas as aeronaves contavam com um com um motor empurrador, o que era bastante incomum para a sua época.

O S-20 era um avião de treinamento, enquanto o S-21 era um lutador de assento único, fortemente armado. Possuíam um design que oferecia ao piloto uma excelente visão, também para baixo e para trás.  O radiador de resfriamento do motor foi colocado sob o compartimento de piloto, e uma entrada de ar grande dominava o desenho do nariz. 

S-21 não foi concebido somente para o papel de interceptador, mas também para ataque ao solo. Um canhão de 23 milímetros Madsen atendia as duas finalidades, fixo para o papel de interceptor e flexível para o papel de ataque ao solo.

Possuía um sistema de estabilização automática de voo, sendo que o piloto só tinha de se preocupar com o leme durante a operação de tiro com o canhão principal.  Possuía ainda quatro metralhadoras FN-Browning de 7.9mm.

O protótipo I-SR voou pela primeira vez em 30 de maio de 1939.  Embora a sua fuselagem tenha sido construída totalmente em metal, o protótipo foi equipado com uma asa de madeira de maior relação espessura / corda, a fim de acelerar o programa de teste. 

As perspectivas para a aeronave eram excelentes. Porem, devido a vários problemas, incluindo a refrigeração do motor traseiro e tinha apenas quatro horas de testes de voo concluídas quando a Alemanha invadiu a Holanda em maio de 1940, interrompendo o seu programa de desenvolvimento.

O protótipo foi capturado, enviado para a Alemanha e submetido a severos testes pelos alemães, que estão deram seguimento ao seu desenvolvimento.
  
O projeto então foi rebatizado pela Luftwaffe de Focke-Wulf Fw-198, mas logo foi interrompido e destruído, por causas não divulgadas. A sua destruição significou o desaparecimento de uma aeronave muito promissora, que poderia muito bem ter sido um concorrente sério tanto para o os Me-109 como para os Spitfire.

Especificações:
Peso na decolagem: 2950 kg
Peso vazio: 2180 kg
Envergadura: 11.50 m
Comprimento: 10.20 m
Altura: 3,80 m
Área da asa: 18,50 m2
Max. velocidade: 590 km/h
Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
Motorização: Daimler-Benz DB 600Ga 12 cilindros em V invertido de 1.050 HP.

Post (210) - Maio de 2016