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20171223

Avião sem hélice do Dr. Rohrbach - Cyclogyro

 


A imagem mostra um antigo recorte de jornal datado de janeiro de 1933 com uma manchete intitulada “Avião que pode revolucionar a aviação”.

Apresenta uma aeronave experimental projetada pelo Dr. Rohrbach, descrita como "Avião sem hélice do Dr. Rohrbach". Este projeto é um conceito inovador na aviação daquela época, potencialmente usando métodos alternativos de propulsão ou sustentação.

Ele foi um proeminente engenheiro alemão e projetista de aeronaves conhecido por suas ideias inovadoras na aviação durante o início do século 20. É caracterizada pela falta de hélices tradicionais, o que foi um afastamento significativo dos projetos de aeronaves convencionais.

O seu trabalho geralmente se concentrava no avanço da aerodinâmica e na exploração de novos métodos de propulsão. Seus projetos faziam parte da tendência mais ampla no início do século 20 de experimentar várias formas de aeronaves para melhorar a eficiência, o desempenho e a segurança.
O projeto inclui várias asas ou superfícies de controle, sugerindo um esforço para otimizar a sustentação e o controle sem o uso de hélices tradicionais.

Como muitos projetos experimentais da época, esta aeronave em particular pode não ter entrado em produção, mas contribuiu para a compreensão e desenvolvimento mais amplos da tecnologia da aviação.

O Cyclogyro foi um conceito inovador na aviação que visava usar rotores de ciclo, ou rotores cicloidais, como o principal meio de sustentação e propulsão. 

Os ciclorotores consistem em várias pás dispostas em torno de um eixo horizontal, funcionando de forma semelhante a uma roda de pás. Essas lâminas podem ajustar ciclicamente seu passo à medida que giram, permitindo um controle preciso de sustentação e empuxo. Esse projeto prometia várias vantagens, incluindo alcançar recursos de decolagem e pouso vertical (VTOL)como um helicóptero, oferecendo maior eficiência e velocidade comparáveis às aeronaves de asa fixa.

Apesar dos benefícios teóricos, os desafios práticos de implementar tal projeto, incluindo a complexidade dos sistemas mecânicos e tensões estruturais nas pás do rotor, limitaram sua ampla adoção na época.

O conceito de ciclorotores tem despertado um interesse renovado nos últimos anos, particularmente no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (UAVs) e outras aplicações modernas de VTOL. Os avanços nos materiais e sistemas de controle tornaram possível revisitar e refinar esses primeiros projetos experimentais.

O Dr. Adolf Rohrbach foi um proeminente engenheiro aeronáutico e designer alemão conhecido por contribuições pioneiras na aviação durante o início do século 20. Ele nasceu em 18 de janeiro de 1889, em Berlim, Alemanha, e fez avanços significativos no design de aeronaves. Seu trabalho lançou as bases para vários conceitos inovadores de aeronaves, incluindo o Cyclogyro.

Rohrbach estudou na Universidade Técnica de Berlim, onde se formou em engenharia. Ele trabalhou inicialmente para a Zeppelin e depois para a Dornier, dois dos mais influentes fabricantes de aeronaves alemães. Seus primeiros trabalhos incluíram contribuições para o desenvolvimento de grandes aeronaves totalmente metálicas, um afastamento significativo das estruturas de madeira cobertas de tecido comumente usadas na época.


Em 1922, Rohrbach fundou sua própria empresa, a Rohrbach Metall-Flugzeugbau, especializada em projetar e produzir aeronaves totalmente metálicas.

O Cyclogyro, particularmente aquele projetado pelo Dr. Adolf Rohrbach no início dos anos 1930, tinha algumas especificações e características técnicas notáveis, embora os registros detalhados de suas especificações completas sejam limitados. Aqui estão alguns aspectos críticos com base nos dados históricos disponíveis.

Principais recursos e especificações:

Design: O Cyclogyro utilizava ciclotores, rotores de eixo horizontal semelhantes a uma roda de pás. Esses rotores têm várias pás que ajustam seu passo ciclicamente para fornecer sustentação e empuxo.
Passo da lâmina: O passo de cada pá pode ser ajustado coletivamente ou ciclicamente à medida que se move em torno do eixo do rotor. O passo multivariável permite o controle preciso da sustentação e do empuxo, permitindo recursos de decolagem e pouso vertical (VTOL) e maior capacidade de manobra.

Sustentação e empuxo: O projeto visava alcançar decolagem e pouso vertical semelhantes aos helicópteros, mas com a eficiência potencial de aeronaves de asa fixa. Ajustando o passo da lâmina, o Cyclogyro poderia pairar com eficiência, decolar, pousar verticalmente e fazer a transição para o vôo para frente.

Geração de elevação: As pás dos ciclotorores geram sustentação à medida que giram. O ângulo de ataque das pás é ajustado para maximizar a sustentação durante as partes superior e dianteira de seu ciclo de rotação e minimizar ou neutralizar a sustentação durante outras partes do voo.

Vetorização de empuxo: Os rotores de ciclo fornecem vetorização de empuxo rápida alterando o passo da pá, permitindo que a aeronave manobre em qualquer.

Construção totalmente metálica: Seguindo a abordagem inovadora de Rohrbach para o design de aeronaves, o Cyclogyro provavelmente apresentava uma construção totalmente metálica, melhorando sua durabilidade e desempenho em comparação com estruturas de madeira cobertas de tecido.

Colocação do rotor: Os rotores de ciclo tiveram que ser montados com cuidado para garantir espaço suficiente do solo, provavelmente contribuindo para o design alto e aerodinâmico da fuselagem.

Natureza Experimental: O Cyclogyro era uma aeronave experimental e, embora demonstrasse capacidades teóricas promissoras, enfrentava desafios práticos significativos. Isso incluiu a complexidade dos sistemas mecânicos necessários para ajustar o passo das pás e as tensões estruturais das pás do rotor com precisão.

Desenvolvimento e legado: Embora o Cyclogyro não tenha entrado em produção em massa, ele contribuiu com informações valiosas sobre o projeto de aeronaves VTOL e influenciou desenvolvimentos posteriores na tecnologia de helicópteros.

Post(0340) NG- Dezembro de 2017