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indústria aérea francesa foi praticamente desativada após a queda da França em
junho de 1940 e não se recuperou completamente até a década de 1950 e
1960. Muitos projetos de aeronaves em desenvolvimento foram destruídos,
cancelados ou assumidos pelos conquistadores alemães. Um desses exemplos foi
o Arsenal-Delanne Modelo 10, um biplano com características únicas do tipo
lutador que estava em desenvolvimento na época da invasão alemã da França
durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945 ).
O
lutador de dois assentos Arsenal-Delanne 10-C2, desenhado por Maurice
Delanne e construído pelo Arsenal de l'Aéronautique em 1939, que devido a sua configuração de asas
estranhas foi classificado tecnicamente como um "biplano". As asas
montadas em tandem proporcionavam um efeito
de fenda contínua e ofereciam excepcional do centro de
gravidade.
O
lutador era construído totalmente com estruturas metálicas, que usavam uma
técnica de sanduíche, com uma pele dura lisa soldada a uma
folha ondulada. A aeronave era muito compacta com um comprimento de 7,33 m
e uma envergadura de pouco mais de 10 m, para uma área total de 22,50 m².
O
piloto e o artilheiro sentaram-se um atrás do outro eu um único cockpit na
parte traseira da fuselagem, que estava nivelada com a asa traseira, possuía
dos estabilizadores verticais, um em cada ponta da asa que lhe proporcionava
uma maior estabilidade e controle.
Este
arranjo dava ao artilheiro uma boa visão e campo de fogo para o armamento
planejado de duas metralhadoras de 7,5 mm MAC 1934, que deveriam ser
complementadas por um canhão de 20 mm que disparava através do cubo da hélice e
mais duas metralhadoras nas asas.
A
aeronave foi equipada com um trem de pouso retrátil e alimentada por
um único motor refrigerado a água de 12 cilindros Hispano-Suiza
de 12 cilindros com de 860 HP.
O
protótipo do Arsenal-Delanne 10-C2 encontrava-se praticamente completo na fábrica
em Villacoublay, nas imediações de Paris, quando as forças alemãs
ocuparam a Franca em junho de 1940. O trabalho na aeronave continuou de forma
desastrosa e o primeiro teste de voo foi feito em outubro de 1941. Durante os
testes se concluiu que ele possuía uma baixa capacidade de sobrevivência,
mecanismo vulnerável, apesar de uma boa velocidade e bom impulso em manobras e
voltas horizontais.
Após
a conclusão do programa de teste inicial, em algum momento de julho de 1943, o
único espécime foi transferido por DFS para o solo alemão para testes e avaliações
adicionais. Não se tem notícias que tenha ocorrido qualquer trabalho
notável adicional sobre o projeto a partir daí.
Características
gerais:
Comprimento: 7,33
m
Envergadura: 10,11
m
Altura: 3.00
m
Área
da asa: 22,50 m2
Motorização: 1
× Hispano-Suiza v12 refrigerado a líquido 860 hp
Velocidade
máxima: 550 km / h a 5.415 m
Autonomia: 1,5
horas
Teto
de serviço: 10.000 m
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Post (332) - Novembro de 2017