SPAD S.XIII - Imagem usada em uma caixa do Kit Revell |
Uma tendência para caças monopostos mais pesados, mais potentes e, mais estáveis começou a se tornar aparente com a estréia do serviço, no outono de 1916, do primeiro dos Spads motorizados com o soberbo, motor Hispano-Suiza V-8.
Projetado por Louis Béchereau da Société Anonyme pour L'Aviation et ses Dérivés, o Spad 7 de 150 HP havia voado em abril de 1916, refletindo a demanda por maior ênfase na velocidade nivelada e capacidades de mergulho em algum custo para a manobrabilidade resultante da experiência de combate durante o Frente Ocidental.
O Spad 7 causou um impacto notável na guerra aérea, mas no início de 1917 havia perdido sua vantagem com o aparecimento de adversários mais rápidos e fortemente armados pela superioridade aérea. Assim, outra curva na espiral ascendente de peso e potência foi tomada por seu sucessor, o Spad 13 com armamento de duas armas e um motor Hispano-Suiza de 200 HP, voado no final de março de 1917.
O novo caça
tinha uma grande semelhança familiar com o seu antecessor, mantendo muitas
características, como o radiador frontal oval tipo carro com suas venezianas
verticais para controle de temperatura, mas era, na verdade, um avião maior,
mais robusto e estruturalmente muito diferente.
Apesar da urgência em substituir os sesquiplanos Nieuport e Spad 7, o Spad 13 demorou um pouco para chegar aos militares da Aviação, apenas 25 foram entregues em agosto de 1917 e não mais do que 372 estavam funcionando oito meses depois. Esse atraso foi, em parte, devido às panes sofridas por seu motor engrenado; defeitos que inicialmente não permitiam o aproveitamento total do potencial de desempenho do Spad 13.
No início, o Spad 13 não conseguiu obter a aprovação universal. A visão da cabine era ruim, era difícil lidar com velocidades baixas, possuía um ângulo de planeio assustadoramente alto, tinha que ser literalmente voado para o solo e estava sujeito a loops no solo. Sua capacidade de manobra também era um tanto deficiente, mas foi um dos lutadores mais rápidos de sua época; ele poderia mergulhar mais que todos, senão todos, seus contemporâneos e foi talvez o lutador mais resistente da Primeira Guerra Mundial.
O Spad 13 ganhou destaque quando a guerra aérea atingiu seu apogeu. Ele não poderia competir efetivamente em uma batalha de curvas com adversários como o Fokker D VII, mas então não foi concebido para o modo de combate clássico de dogfighting. Uma vez que seus pilotos aprenderam a tirar o máximo proveito de sua velocidade de alto nível e capacidades de mergulho, acostumando-se ao peso da cauda, tendência a caçar em curvas e rigidez de resposta de controle, o Spad 13 estabeleceria um recorde de combate invejável.
Nada menos que 8.472 Spad 13s foram encomendados da indústria aeronáutica francesa, mas apenas 7.300 haviam sido concluídos quando a produção foi encerrada em 1919. (Texto traduzido da imagem anterior)
ESPECIFICAÇÕES:
Motor: Um Hispano-Suiza 8 BEa 8 cilindros em V refrigerado a água com 220 HP a 2.100 RPM
Hélice: De duas lâminas de madeira Chauvière 222H de passo fixo Capacidade interna de combustível: 136 litros
Velocidade máxima: 213 km / h a 2.000 m, 205 km / h a 4.000 m;
Teto de serviço: 6 800 m;
Peso vazio: 601 kg;
Peso carregado: 856 kg.
Comprimento: 6,25 m;
Altura: 2,60 m;
Área da asa: 20,20 m2
SPAD
S.XIII com as cores e marcações do Capitão Eddie Rickenbacker, US 94º Esquadrão Aéreo. Esta aeronave está em
exibição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA
perto de Dayton, Ohio.
Fonte: https://weaponsandwarfare.com/2018/09/23/spad-xiii/
Post (408) – Dezembro de 2020